Prazo Final

PT deve decidir até o próximo dia 20 se permanece na base do governador Paulo Câmara

O presidente do PT de Pernambuco, deputado estadual Doriel Barros, afirmou nesta segunda-feira (7) que a direção executiva estadual do partido deverá se reunir até o dia 20 de dezembro para definir o posicionamento em relação ao governo Paulo Câmara após as eleições municipais.

“Até o dia 20 a executiva estadual deverá se reunir. Temos conversado com o PT Nacional e há uma ideia de que a gente possa aprofundar melhor nos próximos dias para que a gente possa fazer uma avaliação na reunião da executiva estadual”, afirmou Doriel Barros.

Doriel Barros afirmou que o partido ainda avalia a posição em relação à gestão estadual do PSB porque, na eleição de 2018, o PT participou do arco de alianças que levou Paulo Câmara à reeleição na disputa pelo Governo de Pernambuco.

“Estamos avaliando no estado porque o PT foi fundamental para a reeleição do governador Paulo Câmara”, frisou.

Ver mais:

>> Candidatura de Marília Arraes é ameaçada por aliança entre PT e PSB

>> Povo do Recife diz não ao PT e partido fica sem capitais pela 1ª vez na história

>> Presidente do PT do Recife: “A executiva do PT encaminha para um caminho de aliança”

Por sua vez, o presidente estadual do PT ainda disse que, no Recife, o partido está automaticamente na oposição ao prefeito eleito João Campos (PSB) após a disputa municipal.

“No Recife, essa posição já está definida. A gente nunca pediu para participar de cargos, o prefeito eleito tem repetido isso, não sei se algum partido aliado dele está cobrando isso, mas no Recife está clara a nossa posição de oposição”, declarou.

No Recife, o PT acabou perdendo o pleito com Marília Arraes pela candidatura de João Campos (PSB). O prefeito eleito tem repetido em entrevistas que, em seu governo, “não haverá indicações políticas do PT”. Na cidade, o PT elegeu três vereadores: Liana Cirne, Jairo Britto e Osmar Ricardo. 

O PT ocupa cargos na atual gestão do prefeito Geraldo Julio no Recife. Até outubro, o partido comandou a Secretaria de Saneamento do Recife com Oscar Barreto (PT), também da ala petista que defendia aliança com o PSB nas eleições municipais.

No âmbito estadual, o PT comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco com Dilson Peixoto e tem cargos nos segundos e terceiro escalão da gestão estadual. O partido participou da coligação de 2018 em que Paulo Câmara (PSB) foi reeleito governador e Humberto Costa foi um dos senadores eleitos, junto com Jarbas Vasconcelos (MDB).

PSB provoca antipetismo no Recife

Na eleição do Recife, após fazer, no primeiro turno, uma campanha com tom propositivo e explorando a imagem da juventude do candidato João Campos, no segundo turno, o tom mudou no discurso do PSB.

Após ver Marília começar na frente segundo as pesquisas de intenções de voto, o partido adotou como estratégia o antipetismo na capital, sobretudo no eleitorado conservador e da classe média.

Também houve difusão de panfletos apócrifos em frente a igrejas e templos religiosos com mensagens apontando a candidata Marília Arraes como contrária ao cristianismo e contra a Bíblia.

A autoria não foi identificada pela Justiça Eleitoral, mas um juiz eleitoral determinou que a campanha de João Campos se abstivesse de divulgar os materiais e se prontificasse a evitar a sua disseminação pela cidade.