Reconhecimento

Dona Menininha do Alfenim é o mais novo patrimônio vivo de Pernambuco

Na última sexta-feira, 4 de dezembro, a doceira que mora na cidade de Agrestina, no interior do Estado, foi eleita no prêmio realizado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Maria Belarmina ou Dona Menininha do Alfenim, como é conhecida, é o mais novo Patrimônio Vivo do estado de Pernambuco. Na última sexta-feira, 4 de dezembro, a doceira que mora na cidade de Agrestina, no interior do Estado, foi eleita no prêmio realizado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC).

Com o anúncio, a doceira, que hoje tem 93 anos, se e torna a única representante desta edição do prêmio e que reside no Agreste pernambucano. Com o resultado, dona Maria Belarmina passa a compor uma lista com 69 nomes que fazem parte do levantamento de patrimônios vivos de Pernambuco.

Neste sábado (5), o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior parabenizou, em nota, dona menininha pela conquista do prêmio.

“A Mestre Belarmina figura agora entre os 69 “Patrimônios vivos” titulados.
Uchoa, que tem base eleitoral naquele município, disse que a família de Menininha é a única que ainda faz o doce na cidade. “A guloseima feita de açúcar em forma de animais e flores, e o que mais a imaginação permitir, está cada vez mais difícil de ser encontrada naquela região, assegurou ele.  Segundo o parlamentar, ela já deixou de fazer o Alfinim, mas tratou de ensinar aos cinco filhos o legado que começou na família há mais de 100 anos. “Ela aprendeu o ofício com o pai quando tinha apenas 9 anos de idade”, comentou.  Ainda de acordo com ele, o prêmio se estende a toda sua família, que sempre se dedicou à arte da doceria”, afirmou a nota.

Leia também:

>>>Governo Nadegi recebe prêmio nacional por programa de assistência às famílias

Agrestina

Fundada em 1884, a cidade de Agrestina fica localizada no Agreste de Pernambuco. De acordo com as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014, a cidade contava com mais de 24 mil habitantes em uma área de 201.437 KM². Segundo informações, a cidade possui comunidades quilombolas como as de Pé de Serra dos Mendes e a de Brejinho de Cajanara.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal