Reunião

Silvio discute cenário pós-pandemia em encontro com representantes da Construção Civil 

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) participou, na quinta-feira, 3 de dezembro, de um encontro virtual com representantes da construção civil de todo o país. O Encontro Nacional da Indústria da Construção, promovido pela Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é o maior evento do setor e discutiu temas estratégicos e da agenda nacional do segmento. Durante a discussão, o parlamentar destacou a importância do setor e a necessidade de avançar na agenda Brasil para que 2021 seja um ano de retomada da economia.

Além de Silvio, o evento contou com a presença do vice-presidente, Hamilton Mourão, ministro da Economia, Paulo Guedes, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, além do líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), e o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

O setor foi responsável pela criação de 138,4 mil novos postos de trabalho nos primeiros dez meses de 2020 e liderou a geração de vagas formais no País, superando, inclusive, a Agropecuária, que contabilizou 102,9 mil novos empregos no mesmo período.

Além disso, é o segmento mais importante em 21 estados, segundo a CBIC. A construção civil emprega hoje 5,7 milhões de pessoas no Brasil. Em Pernambuco, 1.265 postos com carteira assinada foram criados no mês de outubro. De julho até agosto, o setor no Estado gerou 5.660 novas vagas de trabalho.

“O setor representa mais de 5% do Produto Interno Bruto e gera milhões de empregos no país. Mesmo em um ano difícil, ele deu sinal de que, se tiver estímulo, vai ajudar na recuperação da economia. Eu digo sempre que o parlamento deve ter compromisso com a construção civil. Iniciamos o ano com uma previsão de crescimento de 2,5% no PIB. Mas, infelizmente, fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus. Estamos terminando o ano com uma previsão de queda de 5,5%, mas estou confiante na recuperação. Estamos vendo vários setores crescendo e a construção civil é um deles. Estou confiante de que vamos, com toda dificuldade, superar esse momento difícil que estamos vivendo”, destacou o parlamentar.

Leia também:
>>>Silvio Costa Filho comemora anúncio de licitação para obras da BR-423

Para Silvio, o trabalho em conjunto com o Congresso Nacional foi fundamental na elaboração de pautas importantes para a economia brasileira.

“Precisamos, cada vez mais, estreitar essa relação com o setor. Sobretudo hoje, em um dia muito importante que foi a consolidação da MP 996, que trata do programa habitacional Casa Verde e Amarela. Proposta fundamental para a economia e que vai estimular o setor nos próximos anos. É preciso acreditar no Brasil. Não tenho dúvidas de que os próximos três anos serão importantes para a retomada do crescimento. Não tenho dúvidas de que com isso vamos dar credibilidade à agenda institucional, ao mercado e fazer com o Brasil ter um ano de muito equilíbrio e previsibilidade. Com previsibilidade poderemos manter a taxa de juros. Nós, do Republicanos, vamos votar a reforma tributária de forma consensual, assim como a reforma administrativa”, frisou.

Da redação do Portal com informações da assessoria de Silvio Costa Filho