Opinião

Senador vê reeleição de Maia e Alcolumbre no STF como "golpe e cinismo"

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor do pedido de criação da CPI da Lava Toga, foi ao Twitter nesta manhã criticar o julgamento da ação que pode garantir novo mandato aos presidentes do Senado e da Câmara.

A CPI da Lava Toga pretendia investigar a ação de ministros de tribunais superiores. Mas foi barrada por Davi Alcolumbre, que alegou que temia uma crise institucional com a eventual abertura de investigação sobre a cúpula do Judiciário.

GOLPE EM ANDAMENTO. Gilmar, Toffoli e Kassio escolheram as sombras da madrugada para manifestar seus votos em favor do golpe contra a Constituição para permitir a reeleição de Maia e Alcolumbre. Até para os parâmetros brasileiros impressiona o casuísmo cínico dos ministros”, escreveu.

 

Um dos líderes do movimento” Muda ,Senado”, Alessandro Vieira voltou minutos depois ao Twitter e foi duro com o relator da ação: “Dá para dizer que Gilmar inaugurou a modalidade Novo Cangaço de interpretação constitucional”.

“O voto de Gilmar não para em pé. 75 laudas de distorções e citações fora de contexto para entregar um absurdo: será possível ignorar a restrição constitucional até por Questão de Ordem! Dá para dizer que Gilmar inaugurou a modalidade Novo Cangaço de interpretação constitucional”, escreveu o senador.

A possibilidade de Maia e Davi Alcolumbre disputarem novo mandato está em julgamento no STF.

Ver mais: 

>> Gilmar Mendes e Dias Toffoli votam pela reeleição de Maia e Alcolumbre

>> Confira os senadores que assinaram PEC para reeleição de Maia e Alcolumbre

>> STF marca julgamento de ação sobre reeleição de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre

O julgamento virtual, iniciado pela madrugada, vai até a próxima sexta-feira (4). Até o momento votaram a favor da reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado os ministros Gilmar Mendes, que é o relator, e Dias Toffoli.

Já Kassio Nunes Marques se manifestou a favor da possibilidade de o presidente do Senado buscar novo mandato, mas se posicionou contra a reeleição do presidente da Câmara, por este já estar reeleito.