Eleições 2020

Eleições municipais no Macapá-AP serão neste domingo (6)

Adiadas devido aos problemas de fornecimento de energia, as eleições municipais que definirão prefeito, vice-prefeito e os 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Macapá, capital do Amapá, ocorrerá neste domingo, dia 6 de dezembro.

De acordo com a Justiça Eleitoral, 292.718 pessoas estão aptas a votar neste primeiro turno. Se houver necessidade de segundo turno, ele ocorrerá no dia 20 de dezembro.

O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético que, a partir do dia 3 de novembro, afetou o estado, após um incêndio que ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado.

Ver mais: 

>> Presidente do TSE adia eleições no Macapá em meio a problemas por falta de energia

>> TSE marca eleição em Macapá para 6 e 20 de dezembro

>> Definidos os prefeitos de mais 18 capitais e outras 39 cidades brasileiras

O TRE-AP informou que algumas seções eleitorais foram remanejadas em razão da necessidade de uniformizar a quantidade de eleitores nas seções eleitorais. Para saber onde será sua seção eleitoral, o eleitor precisa acessar o site do TRE ou baixar o aplicativo e-Título.

Diante da situação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou pedido do tribunal regional (TRE-AP) e, no dia 12 de novembro, anunciou que o pleito na capital do estado seria adiado. O TRE-AP informou que as eleições transcorreram normalmente nos demais municípios amapaenses.

O primeiro turno das eleições municipais em Macapá será realizado dia 6 de dezembro. E caso haja segundo turno, será em 20 de dezembro. A confirmação das datas foi feita nesta quinta-feira (19) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O adiamento foi pedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) em razão do apagão elétrico que desde o início de novembro afeta 13 municípios do estado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que chegou a pedir o adiamento das eleições para todas essas cidades, relatou o drama que os amapaenses estão vivendo com a falta de energia elétrica. Reportagem, Iara Farias Borges.

Da redação do Portal com informações da Agência Brasil