Preconceito

Negra e conservadora, prefeita eleita é atacada nas redes sociais

A prefeita eleita da cidade de Bauru, interior de São Paulo, Suéllen Rosim (Patriota), foi alvo de mensagens preconceituosas publicadas em um grupo de WhatsApp no início dessa semana. O ataque feito por manifestantes de esquerda provocados pelo fato de Suellen ser negra e se considerar conservadora.

“Tão jovem e já estragou a vida sendo evangélica e conservadora?”, dizia uma das mensagens enviadas a ela.

A prefeita é jovem, jornalista, negra e nova na política, mas tem posições firmes. Se considera conservadora e faz duras críticas aos partidos de esquerda, o que pode ter influenciado os ataques.

Em um dos trechos da mensagem postada no grupo, o agressor diz “não podemos eleger aquela mulher com cara de favelada para ser nossa prefeita. Essa gentinha irá afundar Bauru”.

Em outra mensagem, ele diz: “não tenho nada contra, mas essa gente de pele escura, com cara de marginal administrado essa cidade, será o fim”.

Mensagens com conteúdo racistas contra a prefeita eleita de Bauru foram divulgadas no Whats Ap/ Foto: Whats App/ Reprodução

O conteúdo com cunho racista também aparece em outra mensagem: “Essa gente de cor, representada por essa tal de Suéllen, não vai saber administrar a cidade, não tem competência.”

Ver mais: 

>> Eleições 2020: Mulheres são maioria no eleitorado de cidades do 2º turno

>> Só uma mulher foi eleita em capital nas Eleições municipais

>> Aumentou o número de mulheres candidatas e eleitas no pleito de 2020

Eleições 2020

Suéllen (Patriota) foi a candidata à Prefeitura de Bauru mais votada no primeiro turno entre os 12 candidatos que disputaram. Ela teve 57.844 votos, o que representa (36,12%).

Com essa atuação, ela foi ao segundo turno na disputa de votos com o segundo colocado, Dr Raul (DEM), que ficou com 53.299 votos (33,28%) na votação de 15 de novembro.

Já no segundo turno, Suéllen foi eleita prefeita de Bauru com 55,98% dos votos (89.725), mais de 19 mil a frente do Dr Raul, com 44,02% (70.558 votos).