Olinda

Em Olinda, ação de saúde marca Dia Internacional da pessoa com deficiência

Nesta quinta-feira (3) comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Olinda programou, das 8h às 12h, uma ação para atender essa camada da população.

O trabalho ocorrerá no Quiosque da Orla, em Bairro Novo, nas proximidades da Praça do Exército Brasileiro.

Ver mais:

>> Prefeitura de Olinda realiza nova etapa da vacinação antirrábica

>> Educação de Olinda entrega quinto lote do Kit de Alimentação

>> Em Olinda, matrículas da rede municipal 2021 estão abertas

No local serão ofertados serviços de saúde como atendimento clínico e consultório do idoso, aferição de pressão arterial, testagem de Covid, HIV/Sífilis e glicose, avaliação de fisioterapia, psicológica e nutricional. Também serão emitidos Cartão SUS, Cartão de Estacionamento e do VEM Livre Acesso.

A iniciativa é das Diretorias de Rede de Reabilitação, Políticas Estratégicas e da Coordenação da Pessoa com Deficiência. A iniciativa conta ainda com o apoio das secretarias de Transportes e Trânsito e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos da cidade.

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) ressalta a importância da inclusão dos deficientes na sociedade e a eliminação do capacitismo. 

De acordo com a ONU,  aproximadamente 10% da população mundial possuem algum tipo de deficiência. O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) determina que a administração pública deverá combater estereótipos, preconceitos e práticas prejudiciais às pessoas com deficiência.  Reportagem de Regina Pinheiro, da Rádio Senado.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura de Olinda