Brasil

Ana Arraes é eleita presidente do Tribunal de Contas da União

Magistrada assumirá o comando da Corte a partir de 2021. Pela primeira vez, o tribunal terá uma mulher comandando a Corte.

Nesta quarta-feira (2), a ministra Ana Arraes foi eleita a nova presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A magistrada assumirá o comando da Corte a partir de 2021. Ana Arraes é a atual vice-presidente e foi eleita por nove ministros do tribunal. Pela primeira vez, o TCU terá uma mulher comandando a Corte.

Ana Arraes terá um mandato de um ano. Segundo o Site O Globo, a magistrada Foi indicada ao TCU pela Câmara dos Deputados no ano de 2011, após a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Após a eleição, Ana Arraes fez um pronunciamento agradecendo o resultado.

Com a saída de Ana Arraes da vice-presidência, o ministro Bruno Dantas assumirá o cargo. O magistrado foi escolhido com nove Votos na sessão desta quarta e continuará como relator das contas públicas.

A ministra Ana Arraes nasceu no dia 28 de julho de 1947, é filha do ex-governador do estado de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar, tem dois filhos, um deles o ex-chefe do governo estadual Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo em 2014. Ana é formada em Direito e filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em 1990. A ministra já foi deputada federal por Pernambuco Por dois mandatos.

Resposta

A ministra do TCU Ana Arraes divulgou nesta sexta-feira (27) uma nota à imprensa sobre um vídeo que circula nas redes sociais que sugere agressão à ministra por um de seus netos, alegando que é falso.

A defesa da ministra diz que a gravação, de poucos segundos, está fora de contexto e foi retirada de uma entrevista de quase 15 minutos dada pela ministra no ano passado. Sobre isso, a ministra Ana Arraes declara:

“Na condição de ministra do Tribunal de Contas da União, sou impedida pela legislação de assumir posições políticas ou pessoais no processo eleitoral, no Recife ou em qualquer outro lugar. E não admito a utilização de meu nome, sobretudo em peças com viés claro de fake news, tentando prejudicar alguém da minha família. Nunca fui agredida por nem um dos meus netos, com os quais tenho uma relação de amor profundo e carinho.”

Ana Lucia Arraes de Alencar

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal