Domínio

PSB é o partido que mais elegeu prefeitos no Grande Recife

Com o fim do pleito no segundo turno das eleições municipais de 2020, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) é a legenda que lidera a lista de prefeituras conquistadas no Grande Recife.

Ao todo, o grupo político comandará, a partir de janeiro de 2021, três, das 14 prefeituras que compõem a região – Recife, São Lourenço da Mata e Moreno. A mais recente cidade vitória da sigla foi a capital pernambucana, conquistada por meio da eleição de João Campos, com 447.913 votos.

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) conquistou no primeiro turno duas cidades, uma no Litoral Sul e outra no Litoral Norte. O detalhe é que os dois municípios serão administrados por mulheres.

Em Igarassu, a Professoral Elcione, atual vice do prefeito Mário Ricardo, consegue fazer história ao ser eleita primeira mulher na prefeitura da cidade. Já em Ipojuca, Célia Sales, se reelegeu e mantém o comando do município por mais quatro anos.

O Partido Republicano somou duas cidades na RMR, e assim como o PTB, também possui uma mulher no cargo de chefe do executivo municipal. No último dia 15 de novembro, Doutora Nadegi Queiroz foi eleita em Camaragibe. Republicana era vice na gestão de Demosténes Meira, e assumiu o município depois que o gestor foi afastado do cargo.

A Ilha de Itamaracá foi outra cidade que elegeu gestor municipal do Partido Republicanos. Paulo Batista obteve 33,03% dos votos, porém segue sub judicie.

Leia também:
>>>Eleições 2020: Viradas do 1º para 2º turno batem recorde de 1996

O Partido Liberal (PL) conseguiu inserir dois gestores municipais no pleito de 2020. Anderson Ferreira foi reeleito para comandar o município de Jaboatão dos Guararapes. No Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém conseguiu vencer, nas urnas, o atual gestor, Lula Cabral, o então prefeiturável era vice gestor na chapa de 2016. Keko, como é conhecido, assumiu a prefeitura quando Lula Cabral foi preso. Tempos depois Lula voltou ao cargo e assumiu novamente a prefeitura.

Os partidos Democrata (DEM), Social Democrático (PSD), Solidariedade (SD), Movimento Democrático Brasileiro (MDB)  e Social Liberal (PSL) conseguiram levar uma prefeitura, cada. Na cidade de Araçoiaba, o prefeito eleito pelo DEM, Jogli Uchôa já foi vereador e vice gestor do município.

O PSL levou a Prefeitura da Cidade de Abreu e Lima. Flávio Gadelha foi eleito mais uma vez prefeito da cidade. Atualmente, o município está sob a gestão do PSB, tendo como líder, o Pastor Marcos José.

Em Olinda, o Professor Lupércio foi reeleito prefeito da cidade. O gestor terá a missão de gerir, por mais quatro anos, uma das cidades mais famosas do estado de Pernambuco. Lupércio conseguiu derrotar nove prefeituráveis que concorriam ao cargo e foi eleito no primeiro turno.

A cidade do Paulista, pela primeira vez, levou a disputa para o segundo turno. O candidato Yves Ribeiro (MDB) foi o escolhido, deixando para trás o socialista Francisco Padilha. Já em Itapissuma, o atual prefeito, Zé de Irmã Teca (PSD) foi reeleito por mais quatro anos. O gestor derrotou Junior de Juarez, do Solidariedade.

Segundo dados do IBGE de 2018, a Região Metropolitana do Recife é composta por mais de 4 milhões de habitantes, em uma área 3 216,262 km². A área metropolitana de Pernambuco possui praias, pontos turísticos e históricos visitados pelos pernambucanos e turistas de dentro e de fora do país.