Recuo

São Paulo: Doria determina recuo para fase amarela do Plano SP de retomada da economia

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou no dia seguinte ao segundo turno das eleições municipais, que garantiu a reeleição de Bruno Covas (PSDB) na capital paulista, que o estado de São Paulo vai regredir para a fase amarela, em meio ao avanço de novos casos de Covid-19.

Com o recuo no Plano SP de retomada das atividades econômicas e sociais, os comércios e serviços terão horários mais restritos de funcionamento. Motivado pelo aumento de casos de Covid-19 na capital, o endurecimento das medidas acontece um dia depois da reeleição de Bruno Covas.

Além da cidade de São Paulo, encontram-se na fase verde as regiões de Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, totalizando 76% da população do estado. Outra parcela grande de São Paulo já estava na fase 3, a amarela. Ao todo são cinco fases: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

Ver mais: 

>> Boulos é diagnosticado com Covid-19 e debate na Globo é cancelado

>> Prefeitura de São Paulo cancela réveillon na Paulista em razão da Covid-19

>> Reinfecção de covid-19 é improvável por pelo menos seis meses

Na determinação de Doria, a fase amarela, shoppings e comércio em geral, bares e restaurantes, além de serviços, podem funcionar por 10 horas, com capacidade limitada a 40%. Praças de alimentação só ao ar livre ou em áreas arejadas, com adoção dos protocolos específicos.

As academias só podem operar com ocupação máxima de 30% e agendamento prévio. Aulas em grupo estão suspensas.

Os eventos, convenções e atividades culturais são permitidos em regiões que permaneçam na fase amarela por 28 dias, com ocupação restrita a 40%, além de controle de acesso e assentos marcados. Ficam proibidas atividades com público em pé e que provoquem aglomeração.