Histórica

Isabella de Roldão é a primeira mulher a assumir como vice-prefeita no Recife

A vice-prefeita eleita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), fez história neste domingo (29) e se tornou a primeira mulher a assumir um cargo executivo na Prefeitura do Recife.

Vencedora das eleições na capital pernambucana ao lado do prefeito eleito João Campos (PSB), Isabella representa as mulheres do Recife na Prefeitura.

Isabella de Roldão, que chegou a colocar o nome para concorrer à prefeitura, era também cotada para ser a vice de João Campos.

Natural de Recife-PE, Isabella Menezes de Roldão Fiorenzano nasceu em 23/08/1975 e tem 45 anos de idade. Ex-vereadora do Recife, em 2014 Isabella foi candidata a deputada federal e em 2018 foi candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Maurício Rands.

Ver mais: 

>> Recife terá pela primeira vez uma mulher prefeita ou vice-prefeita da cidade

>> No Recife, Ciro Gomes destaca importância da vitória de João e Isabella

>> Em maratona final, João Campos e Isabella visitam 12 bairros

Mulheres vitoriosas

O número de mulheres na política tem crescido em relação aos anos anteriores e só na Região Metropolitana do Recife (RMR), três cidades serão governadas por mulheres, são elas: Doutora Nadegi (Republicanos) em Camaragibe, Professora Elcione (PTB) em Igarassu e Célia Sales (PTB) em Ipojuca.

Em Pernambuco, 33 mulheres foram eleitas prefeita. No Brasil, 12,2% das lideranças dos municípios serão exercidas por mulheres. Para o segundo turno, cinco candidatas ainda se mantêm no páreo. Já nas eleições passadas, o percentual final ficou em 11,6%.

Camutanga 

Talita Fonseca ou Talita de Doda como é conhecida,  é a prefeita mais jovem do Brasil. A empresária do ramo de moda tem 23 anos e vai administrar a cidade de Camutanga, por quatro anos, a partir de janeiro de 2021.

A população da cidade de Camutanga elegeu Talita com mais de 60,65% dos votos válidos o que representou 3.614 votos. A nova prefeita é a primeira mulher eleita ao cargo no município.