Eleições 2020

Manuela vota e diz que Porto Alegre vai eleger sua primeira prefeita

“Hoje encerramos uma campanha marcada pela violência política”.

A candidata do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela d’Ávila, votou na manhã deste domingo (29), no Colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis.

Aos jornalistas presentes, declarou: “Hoje encerramos uma campanha marcada pela violência política”. Ela disse, ainda, estar confiante na vitória e que Porto Alegre “vai se reencontrar com sua história e eleger sua primeira prefeita.”

Na noite de sábado (28), véspera do segundo turno, Manuela e sua campanha voltaram a ser vítimas de nova fake news, desta vez envolvendo falsa pesquisa Datafolha que indicaria vantagem de seu oponente, Sebastião Melo (MDB). A falsa pesquisa foi usada pela campanha do adversário e chegou a ser publicada no site da Band.

“O Datafolha não fez pesquisas eleitorais em Porto Alegre em 2020”, explicou o Alessandro Janoni, diretor de Pesquisas do instituto ao jornal Folha de S.Paulo.

A última pesquisa do segundo turno, feita pelo Ibope, mostra Manuela na frente com 51% dos votos válidos contra 49% de Melo.

Presidente do TSE alerta eleitores para a importância do voto consciente

Em pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na noite deste sábado (28), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, convocou os 38 milhões de eleitores das 57 cidades brasileiras onde a disputa para a prefeitura será decidida em segundo turno a votarem de forma consciente e com segurança. A votação será neste domingo (29).

“Uma vez mais, venho pedir a todos os eleitores: não deixem de votar. Ajudem a escrever este segundo e último capítulo das Eleições de 2020. Votem conscientes. Vocês estarão decidindo o seu futuro, o futuro dos seus filhos e do seu país. Não entreguem aos outros o seu destino”, alertou, ao destacar que quem não votou no primeiro turno pode votar nesta segunda etapa do pleito.

O ministro congratulou os mais de dois milhões de mesários e os servidores da Justiça Eleitoral que ajudaram a realizar, com sucesso, o primeiro turno das eleições, cujos resultados foram divulgados na mesma noite, “expressando com fidelidade a vontade do povo brasileiro”.

Veja Mais 

>>>PF prende hacker suspeito de invadir sistema do TSE

Barroso também agradeceu aos 113 milhões de eleitores que compareceram às urnas no dia 15 de novembro, data do primeiro turno, destacando que a taxa de abstenção foi relativamente baixa, tendo em vista que a eleição se deu em plena pandemia de Covid-19.

Ele parabenizou a população brasileira, que, segundo ele, ao respeitar os protocolos previstos no Plano de Segurança Sanitária criado pelo TSE com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus nas seções eleitorais, conseguiu “harmonizar, com sucesso, democracia e saúde, numa inequívoca demonstração de maturidade, disciplina e sentimento cívico”.

E finalizou: “Votem com segurança. Usem máscara e mantenham distanciamento social para protegerem a si mesmos e aos outros. Em breve, essa pandemia passará, e teremos muitas razões para celebrar a vida e a democracia brasileira”.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal