Levantamento

Expectativa de vida de pernambucanos sobe para 75 anos, mas fica abaixo da média nacional, mostra IBGE

Para os homens pernambucanos, a esperança de vida ao nascer é de a 71,2 anos. Já para as mulheres, 78,6 anos.

A expectativa de vida para quem nasceu em Pernambuco em 2019 é de até 75 anos de idade, estimativa que apresentou aumento em comparação ao ano de 2018, quando a expectativa de vida era de 74,6 anos. Os dados são da Tábua da Mortalidade divulgados, nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa de vida em Pernambuco, entretanto, é inferior à média nacional que chegou 76,6 anos. Entre os homens, a esperança de vida ao nascer em 2019 subiu de 70,8 anos para 71,2 anos. Já para as mulheres a estimativa também teve aumento de 78,4 para 78,6 anos.. A diferença entre os dois sexos é de 7,5 anos, acima do indicador nacional de 7,1 anos.

O levantamento apresenta projeções a partir de dados coletados no Censo Demográfico de 2010 e é usado como um dos parâmetros para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social. Segundo o IBGE, a expectativa de vida muda de acordo com o ano de nascimento da pessoa.

O estudo também mostrou que, em 2019, 11,4 bebês a cada mil crianças nascidas vivas não chegaram a completar um ano de idade. O que mostra que o estado manteve, em comparação a 2018, a nona menor taxa de mortalidade infantil do Brasil e o índice mais baixo do Nordeste.

Ver mais:

>> Expectativa de vida do brasileiro ao nascer sobe para 76,6 anos em 2019

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal