Eleições 2020

Artigo: Troque o voto branco ou nulo pelo voto útil

Por: Amisadai Andrade 

As eleições para prefeito e vereadores no Brasil ocorreram no último domingo e o número de abstenções e faltosos foi o maior dos últimos 20 anos, cerca de 34 milhões de Brasileiros não compareceram às urnas, o percentual chegou a 23,15% do número total de eleitores aptos a votar.

As cidades com segundo turno em Pernambuco ( Recife, Paulista )

No Recife que volta a ter eleições no próximo dia 29 de novembro (2º Turno), estavam aptos a votar 1.157.324 eleitores, porem só houve o comparecimento de 927.167 eleitores, deixaram de comparecer às urnas, cerca de 230.157 eleitores, isso é mais votos do que o segundo colocado conseguiu para chegar ao segundo turno, somado com aqueles que compareceram e votaram em branco que são 45.448, mais aqueles que anularam o voto 81.657 da um universo de votos que nenhum candidato chegou a conseguir no primeiro turno. Somados quem não compareceu, votos branco e votos nulos, chegamos a um universo total de 357.262 votos que não foram para nenhum candidato no primeiro turno das eleições.

Veja Mais

>>>Artigo: “O Fantástico Mundo de Bobby” nas promessas de Campanha

Já na cidade do Paulista, que também terá segundo turno no próximo dia 29 de novembro, estavam aptos a votar 216.859 eleitores, porém houve o não comparecimento de 40.496 eleitores, o número de não votantes chegou a ser maior do que o segundo colocado conseguiu para chegar no segundo turno.  Votaram em branco 10.665 eleitores e nulo teve um universo de 18.916 eleitores, que somados o número de eleitores em branco, nulo e não comparecimento, temos um universo de 70.077 de eleitores que não votaram em nenhum candidato no primeiro turno em Paulista.

O Voto

Através do voto, é possível ao eleitor e ao cidadão escolher dentre um leque de opções previamente estabelecido uma pessoa que o representará em algumas das instituições políticas por um período determinado. Essa escolha, na forma ideal, deve ser feita com consciência política e após uma análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do candidato.

Peso do Voto Nulo
 

A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que diz: “é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”. Ou seja, os votos em branco e os nulos simplesmente não pode influenciar no resultado, porém a pessoa que vota branco, nulo, ou deixa de comparecer na eleição,  é também responsável pelo resultado, e no caso das eleições de Prefeito no Recife ou Paulista, levará a responsabilidade ou o peso de ter eleito indiretamente o candidato que vencer nas eleições 2020. 

Responsabilidades

Votando ou não, o eleitor é responsável pela escolha de seus governantes, independente de comparecer para votar, por isso acho que mesmo não tendo o candidato ideal, é necessário que ele saiba que independentemente de qualquer decisão, o ano de 2021 começará com novos prefeitos, ou seja, você, leitor, prefere escolher um vencedor ou deixar que os outros escolham por você ?

A legitimidade de uma reclamação a posteriori que  você pretenda fazer vai estar diretamente ligada à escolha que não foi feita por você, por ter abdicado de alguma forma do seu voto, seja comparecendo e votando branco ou nulo ou simplesmente não indo votar. Pense bem, em qualquer dos resultados  você participará, ativa ou passivamente.

Artigo escrito por: Amisadai Silva, economista, idealizador e gestor do Portal de Prefeitura.