2º Turno

PCdoB reafirma apoio à candidatura de Francisco Padilha no Paulista

O Diretório Municipal do Partido Comunista do Brasil no Paulista (PC do B), um dos partidos que está compondo a Frente Paulista com a Nossa Cara, de sustentação às candidaturas de Francisco Padilha para prefeito e Robertinho vice, apresentou uma carta conclamando as forças políticas democráticas e progressistas de esquerda, para que neste segundo turno das eleições municipais, combatam as forças conservadoras de ultradireita que ressurgiram a partir da eleição presidencial de Bolsonaro.

O PC do B nesta carta, comemora a renovação de 60% da Câmara de Vereadores do Paulista, inclusive garantindo acento à quatro mulheres que atuarão na Casa de Torres Galvão no mandato legislativo de 2021 a 2024. A vereadora mais jovem de Paulista, a universitária Cassiane foi eleita para esta legislatura pelo PC do B.

Leia também:
PCdoB faz ato político e reafirma apoio a Padilha para prefeito do Paulista

Segue na integra a carta dos Comunistas do Paulista:

PAULISTA – PCdoB CONCLAMA FORÇAS POLÍTICAS CONTRA O BOLSONARISMO

Mesmo em um contexto atípico de pandemia, o país foi às urnas, visando eleger o conjunto de vereadores(as) e prefeitos(as). Uma eleição que, embora percebida em circunstâncias específicas, principalmente no que diz respeito à aplicação de uma nova legislação eleitoral e com um conjunto de limitações legais e jurídicas sobre os períodos de campanhas, os(as) brasileiros(as) compareceram aos seus respectivos locais de votação, expressando assim, suas escolhas políticas às cidades.

Em Paulista, o povo elegeu uma câmara de vereadores com oito novos parlamentares, dos quinze que compõem a casa legislativa, mostrando um equilibrado sentimento de renovação política na cidade. Destacando a presença de quatro vereadoras, um aumento significativo da presença feminina, se comparado aos resultados anteriores, onde a cidade só contava com uma mulher, no poder legislativo.

O PCdoB, nesse contexto eleitoral, apresentou importantes candidaturas de homens e mulheres alinhadas ao povo, com serviços prestados e sensíveis as causas mais justas e populares, em todas as regiões da cidade. E o empenho coletivo de todos(as), implicou na conquista de mais de 11 mil votos, conseguindo assim, eleger a vereadora mais jovem da cidade, a estudante universitária, Cassiane. Já na disputa pela prefeitura, a cidade levou a decisão para o 2º turno, onde vamos seguir firmes e apoiando os candidatos, Francisco Padilha e Robertinho.

Contudo, nesse segundo momento eleitoral, entendemos que, acentua-se não apenas a necessidade de escolhermos o próximo governante da cidade, mas, é preciso também, que o conjunto das forças políticas democráticas, progressistas e de esquerda, amplie nesse momento, a organização e atuação no município, sobretudo no que diz respeito ao necessário combate ao fascismo e ao conservadorismo, que, embora sinalize evidências de enfraquecimento, ainda é perceptível sua expressão, principalmente nos palanques capitaneados pelos porta-vozes do governo bolsonarista.

Dessa maneira, o comitê municipal do Partido Comunista do Brasil, no Paulista, conclama o conjunto das forças políticas que atuam na cidade, para que nesse segundo turno, expressemos também, além das nossas escolhas sobre os caminhos postos como alternativas à cidade, o compromisso político de derrotar a política conservadora e atrasada implantada no país.

Assim, o PCdoB mais uma vez apresenta sua disposição para a luta e defesa do povo, da classe trabalhadora, dos direitos e da democracia, bem como a responsabilidade política de permanecer atento e militante, na intenção de fortalecermos uma frente ampla, que materialize lutas e resistência contra as bandeiras fascistas impostas pelos bolsonarismo nesta eleição.

Seguiremos juntos com nossa militância, contribuindo com a frente popular na cidade, construindo lutas, defendendo a unidade popular e democrática e atuando, junto ao povo, para a construção de uma Paulista menos desigual, mais participativa, com serviços públicos qualificados, servidores (as) valorizados(as) e com uma política de desenvolvimento que possa gerar mais empregos e menos miséria, sobretudo nas favelas e periferias da cidade.

COMITÊ MUNICIPAL DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL – PAULISTA