Falecimento

Prefeito morre por complicações da covid-19

Morreu na madrugada desta sexta-feira (20), o atual prefeito de Santa Terezinha, cidade localizada no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, por complicações decorrentes da covid-19. Vanin de Danda (Avante) tinha 51 anos e estava internado no Hospital Alfa, no Recife.

Segundo o blog Mais Pajeú, o prefeito havia dado entrado na Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha no dia 2 de novembro, alegando que estava com dificuldades para respirar e falta de ar. O blog informou ainda que o político sofria de diabetes e chegou a passar mal na noite do domingo (01/11).

Ele foi levado para a ala covid, em São José do Egito, onde teve uma melhora, mas logo em seguida, piorou. No dia 5 de novembro, ele foi transferido para a unidade no Recife.

Ver mais:

>> Covid-19: Morre esposa do delegado Resende e candidata a vereadora, Neide Resende

>> Candidato a prefeito morre após desmaiar em transmissão ao vivo

Pernambuco registra menor número de casos graves da Covid-19 desde o início da pandemia

Desde o final de maio, os principais indicadores da pandemia da Covid-19 em Pernambuco entraram em queda progressiva e sustentada, apontando, ao longo dos últimos meses, baixos patamares e sem expressivas oscilações para cima ou para baixo. E, nesta quinta-feira (19/11), o Estado registrou o menor número de casos graves suspeitos por semana epidemiológica (SE 46) para a doença desde o início da epidemia do novo coronavírus no território pernambucano. Foram 503 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados entre os dias 8 de novembro e o último sábado (14/11).

Quando comparado à semana epidemiológica 45, o número de casos graves suspeitos para a Covid-19 teve queda de 26,5% no Estado. Já na comparação com os últimos 15 dias, a redução foi de 22%. “Podemos dizer, com a análise da semana epidemiológica 46, que se encerrou no sábado passado, que tivemos a melhor semana desde o início da pandemia com relação aos casos de síndrome respiratória aguda grave. A marca de 503 casos registrados é a menor desde a semana epidemiológica 12 (15 a 21 de março), quando se configurava o início da epidemia do novo coronavírus em Pernambuco e quando tivemos 645 registros”, detalhou o secretário estadual de Saúde, André Longo.