Popularidade

Aprovação de Bolsonaro chega a 41%, maior alta em quase 2 anos; desaprovação cai para 31%

Os dados são do levantamento mais recente do EXAME/IDEIA, divulgado nesta sexta-feira (20).

Aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a 41%, índice mais alto desde fevereiro de 2019, segundo levantamento do EXAME/IDEIA divulgado na manhã desta sexta-feira (20). Na última pesquisa, Bolsonaro tinha 38% de aprovação.

Desaprovação do governo Bolsonaro também teve diferença, caindo de 34% para 31%. Já aqueles que nem aprovam nem desaprovam somam 27%.

Na série histórica, a aprovação só ficou acima de 40% em fevereiro de 2019, quando 45% dos brasileiros aprovaram a gestão de Bolsonaro. Esse percentual foi caindo até chegar em 20% no mês de maio deste ano, coincidindo com o agravamento no número de casos e de mortes por covid-19 no país. No momento, 41% consideram o governo Bolsonaro ótimo/bom, e 31% ruim/péssimo.

A alta mais significativa, antes do mais recente resultado, foi percebida entre julho e agosto, quando os brasileiros que aprovavam o governo de Jair Bolsonaro saltaram de 27% para 37%, respectivamente. O período corresponde com a liberação do auxílio emergencial, renda oferecida para os trabalhadores afetados pela pandemia.

“Os mais altos níveis de aprovação do governo federal são muito concentrados no segmento de evangélicos (50%), e nas regiões Norte (52%), Centro-Oeste (52%) e Sul (54%). A avaliação positiva é sempre maior neste grupos”, explica Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Por classe econômica, a porcentagem de desaprovação é maior entre os mais pobres. Nas famílias com ganhos de até 1 salário mínimo, 39% desaprovam o governo Bolsonaro. Já entre os que ganham mais de cinco salários, 32% não aprovam a atual administração.

A pesquisa EXAME/IDEIA é um projeto une Exame Research, patrocinado pela revista Exame. Foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 16 e 19 de novembro.

Ver mais: 

>> Bolsonaro pede que países ajudem a combater comércio ilegal de madeira

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com