Saúde

Petrolina: Prefeitura disponibiliza drive thru de vacinação contra poliomielite

Ação acontece neste sábado, 21 de novembro, na Avenida da Integração, altura do bairro São José, das 8h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina realiza neste sábado (21) uma ação complementar à campanha de imunização contra a poliomielite, que foi prorrogada mais uma vez no Estado.

Agora, a mobilização segue até 27 de novembro. No sábado, haverá um ‘drive thru’ de vacinação contra a poliomielite na Avenida da Integração, altura do bairro São José, das 8h às 17h. Neste sistema, podem ser imunizadas crianças de 1 a 5 anos.

A dose extra contra pólio é indicada para todas as crianças nessa faixa etária, mesmo aquelas que estejam com a vacinação em dia.

“Não há necessidade de sair do carro para fazer a vacinação. É importante apenas que tragam o cartão SUS e o cartão de vacina (se tiver). Esse drive thru é exclusivo para vacinar contra a pólio”, destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

Cobertura

Até o momento, segundo dados do Programa Municipal de Imunização (PMI), foram aplicadas quase 16 mil doses da vacina contra a pólio, doença que pode causar paralisia infantil. Esse valor é superior a 70% do público nessa faixa etária. Mas, a meta é vacinar cerca de 22 mil crianças, para o alcance da cobertura de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde.

Multivacinação

A Secretaria de Saúde lembra que também foi prorrogada a campanha de multivacinação para atualização de caderneta de menores de 15 anos, com a oferta de todos os imunizantes para quem está com alguma dose em atraso.  Mesmo com o fim da campanha, todas as 18 vacinas dos calendários de imunização da criança e do adolescente continuam sendo oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Crianças de zero a 15 anos devem ser levadas aos postos para colocar a caderneta em dia.

Leia também:
>>>Petrolina: prefeitura assina convênio com associação para otimizar retirada de enxames de abelhas

Trabalho

A Prefeitura de Petrolina vem realizando um intenso trabalho de remoção de enxames de abelhas no perímetro urbano da cidade. Desde o mês de setembro houve um aumento nos chamados e as equipes do ‘SOS Abelhas’ estavam com dificuldades, pois houve um acréscimo de quase 300% nos chamados, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Diante desse cenário, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária buscou alternativas e assinou recentemente um convênio com a Associação dos Criadores de Abelha de Petrolina (Acape). O objetivo dessa parceria é que os cerca de trinta associados ajudem os profissionais do SOS Abelhas nas capturas e remoções.

O convênio tem duração de 60 dias e a iniciativa minimiza os riscos ao cidadão e fomenta a produção de mel fora do perímetro urbano da cidade.

“Nós retiramos as abelhas da área urbana e enviamos para localidades rurais para se tornarem produtivas. Essa iniciativa é muito importante, pois nossas equipes estavam limitadas a atender as demandas em um curto espaço de tempo“, destaca o diretor-presidente da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Da redação do Portal com informações da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Petrolina  

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com