Recife

Geraldo Julio entrega UPA-E Fernando Figueira no bairro do Ibura

O Recife ganha uma nova e moderna unidade de saúde que vai garantir maior acesso a consultas com médicos especialistas e exames com a inauguração da nova Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Professor Fernandes Figueira, no Ibura.  O prefeito Geraldo Julio fez a entrega da unidade, a segunda UPA-E do Recife, na manhã desta quarta-feira (18). A UPA-E Professor Fernando Figueira recebeu investimento de mais de R$ 10 milhões da Prefeitura do Recife, e tem capacidade para realizar, por mês, cerca de oito mil consultas, além de 25 mil exames e diagnósticos.

“Dia de sonho realizado aqui no Ibura. Começou a funcionar a UPA Especialidade com consultas e exames. Aqui tem cardiologista, reumatologista, endocrinologista, oftalmologista, otorrino, serão várias especialidades médicas quando ela estiver funcionando completamente. A gente tem também a parte dos exames: ultrassonografia, eco e muitos outros. Tem também aqui nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, esse é um gargalo que existe no SUS em todo o Brasil e a UPA Especialidade vai oferecer para a Zona Sul e Zona Oeste do Recife todos esses atendimentos. É uma obra grande, bonita, preparada, os profissionais têm todas as condições para fazer um belo trabalho aqui. Atendimento de forma humanizada para a população da cidade”, detalhou o prefeito Geraldo Julio durante a visita.

A nova UPA-E oferta atendimento para diversas especialidades, entre elas cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia (adulto e infantil), otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia, traumato-ortopedia, dermatologia e cirurgia geral. Além disso, também haverá consultas com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. Ao todo, 20 tipos de exames para apoio diagnóstico estão disponíveis à população. Ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-x, nasofibroscopia, endoscopia, colonoscopia, audiometria e exames oftalmológicos estão entre os exames oferecidos na nova unidade.

Entrega da UPA-E Fernando Figueira. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

O secretário de Saúde do Recife Jaílson Correia comentou sobre este assunto em vista à unidade: “na Zona Sul da cidade do Recife, aqui no bairro do Ibura, pegando toda essa região do Ibura, Cohab, Jordão e também a Zona Oeste da cidade e os bairros da Zona Sul como Imbiribeira, Areias, Estância, Afogados, toda essa região conta a partir desta semana com o atendimento de especialidades. A UPA Especialidades Professor Fernando Figueira vai atender diversas especialidades médicas e vai também ter todos os exames relacionados a essas atividades, onde a pessoa vai poder encontrar não só as consultas médicas como também os exames daquela especialidade. Vou dar um exemplo aqui: além da consulta com o cardiologista vai ter o ergométrico, o ecocardiograma e também o holter e o MAPA, todos os exames necessários para uma avaliação cardiológica. E isso se repete em diversas outras especialidades como otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria e também o ginásio de fisioterapia para atender e fazer a reabilitação das pessoas”.

O local possui uma estrutura moderna e acessível, facilitando o atendimento de pessoas com deficiência, e abriga 16 consultórios, salas para pequenos procedimentos, recepção com capacidade para acomodar 56 pessoas sentadas, farmácia, sala de coleta de exames, ginásio de fisioterapia, auditório, refeitório, salas de repouso e observação, banheiros adaptados. A UPA-E do Ibura também dispõe de um estacionamento com 40 vagas e uma área verde de aproximadamente 1.200m², que contemplará paisagismo.

Todos os atendimentos serão agendados por meio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, ou seja, os pacientes serão encaminhados pelas unidades básicas, reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado, garantindo a continuidade na média complexidade. A Unidade funcionará em três turnos, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e atenderá, prioritariamente, a população de bairros das Zonas Sul e Oeste da cidade.

O início do atendimento na nova UPA-E seguirá um cronograma com abertura gradual dos serviços oferecidos e das especialidades ofertadas. Neste primeiro momento, a unidade funcionará com consultas agendadas em cardiologia, endocrinologia, nutrição e pré-natal de alto risco, além de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma.

SAÚDE NO RECIFE – A nova UPA-E Professor Fernando Figueira se soma aos demais investimentos feitos pela Prefeitura do Recife que estão deixando a qualidade do atendimento em saúde da cidade em outro patamar, como o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias, que é o primeiro hospital do Nordeste exclusivo para o tratamento e prevenção de doenças nas pessoas idosas; o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado; além da primeira UPA-E, no Arruda, e das 16 Upinhas, que trouxeram um novo padrão de qualidade para os serviços de Atenção Primária à Saúde.

Além disso, a Prefeitura do Recife investiu na requalificação da rede já existente na cidade. Somente neste ano, mais de 40 equipamentos de saúde da Prefeitura do Recife passaram por intervenção na estrutura física, como unidades da Atenção Básica, policlínicas, maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), polos do Programa Academia da Cidade e outros prédios e equipamentos ligados à Sesau. Ao longo dos últimos oito anos, todas as unidades de saúde receberam melhorias.

Professor Fernando Figueira – Pediatra e professor, Fernando Figueira (1919-2003) foi um grande incentivador da medicina social e chegou a ser secretário estadual de saúde, no governo Eraldo Gueiros – de 1971 a 1975, sempre incentivando a atenção à saúde da família como alicerce de uma assistência de qualidade. Deixou como herança um dos maiores legados da medicina brasileira: a fundação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), hoje tido como referência de hospital, centro de pesquisa e escola formadora de profissionais. Dedicou a vida aos princípios da solidariedade, fraternidade e respeito aos mais carentes, assim como uma imensa doação ao ensino e à produção científica.

Ver mais:

>> Prefeitura do Recife garante novo parque para a cidade na Tamarineira

Os filhos do professor Fernando Figueira, Sílvia Figueira Vidon e Fernando Figueira Filho também participaram da entrega da UPA-E, representando a família do homenageado. De acordo com o filho “este é um momento de muita felicidade, mais uma homenagem que a gestão pública, a gestão municipal, tem feito. Tenho certeza que muitos se orgulhariam de poder ceder o nome a uma obra que vai trazer tantos e tantos benefícios para a saúde do povo recifense. Uma estrutura moderna, ágil que vai justamente atacar a maior demanda que existe da população que é o acesso à saúde e a saúde de complexidade. A gente está muito orgulhoso enquanto família de estar neste evento e muito agradecido. Tenho certeza que vai ser de importância grande e que eleva cada vez mais o nome do grande professor Fernando Figueira”.

Prefeitura do Recife