Lula se rende e pede votos para Boulos em São Paulo
No Twitter, ex-presidente convocou todos os eleitores da esquerda para elegerem o candidato do PSOL para prefeito da capital paulista.
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se rendeu e decidiu apoiar a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) para prefeito de São Paulo no segundo turno. Jilmar Tatto, que foi candidato pelo PT nas eleições, sofreu derrota no primeiro turno, revelando o pior desempenho da história do PT na capital paulista.
O psolista Boulos disputará a prefeitura de SP com Bruno Covas (PSDB), que está tentando a reeleição na cidade. No primeiro turno, Boulos ficou em segundo lugar com 20,2% dos votos, e Covas recebeu 32,9%.
Em seu perfil no Twitter, Lula convocou a esquerda paulista e todos os que votaram no PT, para apoiar Boulos.
“Todos os eleitores e eleitoras que votam no PT, todos os eleitores que são de esquerda, todos os eleitores progressistas, todos que querem restabelecer a democracia no Brasil, tem agora o compromisso histórico de votar no companheiro Guilherme Boulos para prefeito de São Paulo.” Boulos agradeceu citando Bolsonaro: “Obrigado, Lula! Derrotamos Bolsonaro no 1° turno, agora vamos juntos derrotar Doria no 2°! A esperança vai vencer!”.
Todos os eleitores e eleitoras que votam no PT, todos os eleitores que são de esquerda, todos os eleitores progressistas, todos que querem restabelecer a democracia no Brasil, tem agora o compromisso histórico de votar no companheiro @GuilhermeBoulos para prefeito de São Paulo.
— Lula (@LulaOficial) November 17, 2020
Ver mais:
>> Superior Tribunal de Justiça nega recurso de Lula contra condenação no triplex
Com a maioria das urnas apuradas indicando um segundo turno entre o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) e o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, ambos se pronunciaram para agradecer os eleitores e apontar os rumos das próximas duas semanas de campanha.
Veja o resultado das eleições (100% dos votos válidos apurados)
- Bruno Covas (PSDB): 32,85%
- Guilherme Boulos (PSOL): 20,24%
- Márcio França (PSB): 13,65%
- Celso Russomanno (Republicanos): 10,50%
- Arthur do Val (Patriota): 9,78%
- Jilmar Tatto (PT): 8,55%
- Joice Hasselmann (PSL): 1,84%
- Andrea Matarazzo (PSD): 1,55%
- Marina Helou (Rede): 0,41%
- Orlando Silva (PCdoB): 0,23%
- Levy Fidelix (PRTB): 0,22%
- Vera Lúcia (PSTU): 0,06%
- Antônio Carlos (PCO): 0,01%
- Votos em branco: 5,87%
- Votos nulos: 10,11%
- Abstenções: 29,29%
Covas
Primeiro colocado na primeira etapa da votação, Covas disse que o resultado das urnas mostrou uma preferência do eleitorado paulistano pela continuidade da gestão. “São Paulo não quer retroceder. Estamos demonstrando que nós somos a realidade e a esperança. É dessa forma que nós nos apresentamos e tivemos essa resposta favorável nas urnas nesse domingo”, enfatizou ao discursar do comitê de campanha na região dos Jardins, zona oeste da capital paulista.