Eleições 2020

Jogli Uchôa é eleito prefeito de Araçoiaba com uma diferença de 13 votos

"Não é apenas a vitória do 25, é a vitória do povo de Araçoiaba. Foram 6.190 votos de confiança, de pessoas que querem a mudança de Araçoiaba", disse o prefeito eleito nas redes sociais.

A partir de janeiro de 2021, a cidade de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife contará com uma nova gestão municipal. No último domingo, 15 de novembro, a população escolheu Jogli Uchôa e Dr. Fernando Augusto para administrar o município por quatro anos. A chapa vencedora teve 47,7% dos votos, conquistando, ao todo, 6.190 eleitores no município.

O novo prefeito, que é filiado ao Democratas (DEM), derrotou o professor Iverton com uma diferença de 13 votos.No pleito de 2020, o segundo colocado recebeu 6.177 votos do eleitorado de Araçoiaba.

Leia também:
>>>Confira todos os prefeitos eleitos do Grande Recife no 1° turno

A eleição no município contou com uma abstenção de 11,2%, 1,23% de votos brancos e 4,01% e votos nulos. Na segunda-feira, 16 de novembro, o prefeito eleito declarou nas redes sociais que agora é a hora de cuidar dos munícipes.

“Não é apenas a vitória do 25, é a vitória do povo de Araçoiaba. Foram 6.190 votos de confiança, de pessoas que querem a mudança de Araçoiaba, Quero agradecer a todos por confiar em mim, fizemos uma campanha limpa, obrigado minha incrível onda amarela por esta sempre ao meu lado, sem vocês não chegaria até aqui! Essa é a nossa vitória! Agora é a hora de cuidar das pessoas! Agora é Jogli Uchôa e Dr. Fernando junto com o povo”, disse Jogli nas redes sociais.

O prefeito eleito tem 46 anos, possui o ensino superior completo e declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ocupação de contador. Na época, o então candidato não declarou nenhum bem como patrimônio ao tribunal.

Até o início do século XIX Araçoiaba era conhecida como Chã do Monte Arantangi e, depois por Chã de Estevam. O nome da cidade é de origem tupi e significa “manto depenas de guarás. De acordo com dados do ultimo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui uma população de mais de 20 mil habitantes.

TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, informou que a totalização dos votos do primeiro turno das eleições foi finalizada às 23h55. Barroso reiterou que o atraso de três horas na divulgação dos resultados ocorreu devido a uma falha em um computador. Jogli, Jogli Uchôa é eleito prefeito de Araçoiaba com uma diferença de 13 votosJogli, Jogli Uchôa é eleito prefeito de Araçoiaba com uma diferença de 13 votos

Segundo o ministro, não houve qualquer risco para integridade do sistema e à segurança do sigilo dos votos, porque o problema ocorreu somente na divulgação. Os dados dos tribunais regionais eleitorais foram recebidos normalmente.

“Lamento o atraso ocorrido. Ele decorreu, provavelmente, do aumento das medidas de segurança que nós trouxemos para o sistema e de uma possível falha em um dos processadores. A demora não compromete a integridade do sistema, menos ainda uma demora de menos de três horas”, garantiu.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com