Declaração

Bolsonaro diz que o Brasil precisa de um sistema de apuração que não deixe dúvidas

Fala foi proferida pelo presidente aos apoiadores no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Nesta segunda-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o Brasil precisa de um sistema de apuração que não deixe dúvidas. Segundo Bolsonaro o sistema precisa ser rápido e não pode deixar margens para suposições. A declaração foi feita pelo presidente aos apoiadores no Palácio da Alvorada, em Brasília.

“Eu estou sempre ouvindo a população, e eles querem 1 sistema de apuração que possa demorar um pouco mais, não tem problema nenhum, mas que seja garantido que o voto que essa pessoa deu vá para aquela pessoa de fato”, afirmou.

A declaração do presidente ocorreu um dia depois que a população brasileira foi às urnas exercer o direito da democracia. Na ocasião, o presidente da República lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma regra que tornava obrigatória a realização do voto impresso no país.

Leia também:
>>>TSE confirma atraso na divulgação dos resultados

Atraso na apuração

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou no último domingo, 15 de novembro, que a divulgação dos resultados da apuração do primeiro turno está atrasada devido a um problema técnico. Segundo o tribunal, uma lentidão no processo de totalização dos votos está causando demora na disponibilização das informações.

O TSE informou que os dados da votação estão sendo recebidos normalmente dos tribunais regionais eleitorais, mas a soma dos resultados está “mais lenta que o previsto”. Técnicos do tribunal estão trabalhando para resolver o problema e acelerar o processo de divulgação.

A Corte também esclareceu a lentidão não tem relação com a tentativa de ataque cibernético confirmado mais cedo pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso.

A votação foi encerrada em todo o país às 19h.

Leia a nota na íntegra:

ESCLARECIMENTOS

Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.

Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.

O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.

Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com