Eleições 2020

Pesquisa: Votos úteis da direita podem migrar para Mendonça Filho

Uma pesquisa divulgada pela TV Globo, neste sábado (14), véspera da eleições municipais no Recife, mostrou que os votos úteis da direita estão migrando para o candidato a prefeito da cidade Mendonça Filho (DEM).

O prefeiturável é um dos candidatos da direita que vem crescendo nos últimos levantamentos divulgados pela imprensa. Mendonça aparece em terceiro lugar empatado com tecnicamente com a candidata petista, Marília Arraes. Com o resultado, o democrata pode ter a chance de concorrer o segundo turno do pleito de 2020, programado para o dia 29 de novembro.

Entre os candidatos mais avaliados, a prefeiturável que mais caiu no levantamento foi a delegada Patrícia Domingos (Podemos). Durante a semana, Patrícia recebeu o apoio do presidente Bolsonaro e, cada vez mais, vem caindo nas projeções divulgadas.

Os outros candidatos da direita – Coronel Alberto Feitosa (PSC), Charbel (Novo) e Carlos Andrade Lima (PSL) – estão na disputa, mas, segundo as projeções divulgadas, não terão a possibilidade de concorrer o segundo turno.

Eleição 2020

Neste domingo (15) será dia dos eleitores brasileiros voltarem às urnas para escolher vereador e prefeito. Essa será uma votação curta, com escolha de apenas dois candidatos, por isso a tendência é que seja uma votação mais rápida e fácil. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor leve a tradicional “colinha”, com os números dos seus candidatos em um papel.

O candidato a vereador será a primeira escolha a aparecer na urna eletrônica. Após confirmar esse voto, o eleitor deverá escolher o prefeito. Números de vereadores são compostos de cinco dígitos e números de prefeitos são dois dígitos.

O TSE oferece em seu site um simulador de votação. Nele é possível operar uma urna eletrônica idêntica a real e, para que quem vota pela primeira vez possa ter um contato prévio com o equipamento. Para quem já votou antes, é possível relembrar a ferramenta. Caso o eleitor cometa erros na digitação do voto, o simulador aponta o erro e ensina como proceder corretamente.

No simulador também há a possibilidade de votar em branco ou anular o voto. Saiba a diferença entre essas duas modalidades de voto na Agência Brasil.

No domingo, o eleitor deverá comparecer à seção eleitoral com um documento oficial com foto e o título eleitoral.

A posse do título eleitoral não é obrigatória, mas é importante porque é nele que constam os números da zona e da seção eleitoral, o que facilita o eleitor a encontrar o local certo. Assim, é possível votar portando apenas com um documento pessoal e oficial com foto.

Leia também:
>>>TRE-PE muda alguns locais de votação; confira o seu local

Apuração

Após os eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros depositarem seus votos nas eleições 2020, no dia 15 de novembro, em poucas horas será possível saber quais candidatos foram eleitos para o legislativo municipal e, no caso das cidades que não há segundo turno, para o executivo municipal. Da mesma forma, também será possível saber quem vai disputar o segundo turno. Toda essa essa agilidade é graças a um pequeno computador: a urna eletrônica.

Adotado no país desde 1996, o chamado sistema eletrônico de votação já é bem conhecido do eleitor. Basicamente ele é composto de dois terminais: um que fica com o mesário e onde é realizada a identificação do eleitor, em alguns terminais por meio da biometria, e a sua liberação para votar. O outro terminal é o terminal do eleitor, onde ele registra o seu voto.

Sigilo

Importante observar que a urna eletrônica grava somente a indicação de que o eleitor já votou. Pelo embaralhamento interno e outros mecanismos de segurança, não há nenhuma possibilidade de se verificar em quais candidatos um eleitor votou, assegurando o sigilo do voto.

Contagem dos votos

Mas o que acontece antes e depois de encerrada a eleição? Como os votos são apurados e transferidos para o cálculo do resultado?

Antes do início da votação, é realizada impressão de uma listagem de todos os candidatos, chamada de zeresíma. A zerésima tem por objetivo demonstrar a inexistência de votos nas urnas eletrônicas de todos os candidatos regularmente registrados.