Levantamento

Eleições 2020: Confira os partidos que lideram nas maiores cidades do Brasil

Eleitores vão às urnas neste domingo (15), para escolher representantes do governo municipal.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para este domingo (15), feriado da Proclamação, em todo o brasil. Pesquisas feitas recentemente mostram que alguns partidos políticos podem ter a maior porcentagem da prefeitos eleitos no pleito de 2020.

Estão na lista o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD) e o Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo o Site Poder 360, os partidos reúnem as 26 capitais brasileiras e as 70 cidades com mais de 200 mil eleitores e nas cidades que possam acontecer o segundo turno, no dia 29 de novembro.

Segundo o levantamento, os tucanos lideram a lista com 18 candidatos competitivos. Os candidatos do partido estão liderando as pesquisas de intenção de voto, seja de forma isolada ou dentro da margem de erro das pesquisas. Já o MDB é o segundo grupo que mais pontuou na lista com 15 prefeituráveis que lideram a disputa pelas prefeituras brasileiras.

Já os candidatos do PSD e do PT, segundo os estudo, poderá ter 12 possíveis prefeitos nas cidades do Brasil.

O primeiro turno das eleições municipais foi adiado do mês de outubro para o mês de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Este ano, o horário da votação foi alterado. Idosos poderão votar preferencialmente das 7h às 10h. O horário limite para exercer o poder do voto será até às 17h.

Pandemia

Os eleitores com sintomas do novo coronavírus não deverão comparecer ao local de votação das eleições 2020 e precisarão justificar o voto, segundo informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Essa é uma medida que foi determinada no Plano Sanitário do TSE para segurança coletiva de todos e a realização das eleições com a mais absoluta tranquilidade e segurança em relação a prevenção da transmissão do coronavírus, mas é importante que cada um faça a sua parte nesse aspecto”, comentou a assessora da presidência do TSE, Roberta Gresta.

Leia também:
>>> Eleições 2020: candidatos agora só podem ser presos em flagrante
>>> Eleições 2020: plataforma ajuda a escolher e acompanhar vereadores
>>> Eleições 2020: saiba o protocolo que deve ser seguido no dia da votação

A assessora também alertou os candidatos sobre a proibição de propaganda no dia da votação, que poderá ser denunciada aos presidentes das seções.

“Presidentes de seção exercem poder de polícia. E o que é esse poder de polícia? – É a possibilidade de que eles atuam imediatamente para fazer cessar qualquer irregularidade e para assegurar o cumprimento da ordem necessária ao bom andamento dos trabalhos eleitorais”, completou.

No momento da votação, o eleitor deverá apresentar o título válido e documento de identificação com foto. E por conta da pandemia, deverá usar máscara e manter o distanciamento social. A Justiça Eleitoral proíbe a boca de urna e a quebra do sigilo do voto. Mas permite manifestações silenciosas e individuais, como uso de camisetas, adesivos e máscaras personalizadas.

Ainda segundo as normas, os eleitores não poderão entrar na cabine de votação com o celular nem permanecer na seção eleitoral após o voto.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com