Eleições 2020

Pesquisas mostram Mendonça como candidato da Direita com mais chances de ir ao 2º turno

O candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), aparece nas últimas pesquisas divulgadas pelos principais institutos como o candidato da Direita com mais chances de ir ao 2º turno.

Na última pesquisa divulgada pelo Ibope no último dia 5 de novembro, mostrou o crescimento do democrata de 15% para 16% e fez ele empatar, segundo a margem de erro, com a candidata do PT, Marília Arraes que tem 21%. Com isso, Mendonça poderia ter uma variação de 13% a 19%, enquanto Marília teria uma variação entre 18% e 24%.

Já no último levantamento do Datafolha divulgada na quarta-feira (11), mostrou um crescimento maior de Mendonça que subiu de 16% para 18% e também está empatado com Marília na margem de erro.

Mesmo com o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro, a Delegada Patrícia (Podemos) segue atrás de Mendonça nas pesquisas, fazendo o democrata o mais indicado da Direita e com mais chances de ir ao segundo turno.

Mendonça continua sendo o candidato o candidato dos apoiadores de Bolsonaro, mesmo o presidente ter divulgado apoio a Delegada.

Associado a Bolsonaro

O candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), aparece de acordo com o resultado da pesquisa do Instituto Conectar, como o candidato mais associado aos eleitores do presidente Jair Bolsonaro.

Mendonça Filho é disparado o mais associado ao presidente Bolsonaro, com 20%. Patrícia Domingos aparece com 11%, Alberto Feitosa e Marco Aurélio, aparecem com 5%, respectivamente. Um dado interessante é que 12% dos pesquisados associam João Campos a Bolsonaro, mesmo sendo o candidato e o seu partido, o PSB, adversários ferrenhos do presidente.

Na análise de gestões, a pesquisa aponta que redução dos índices positivos (ótimo e bom) do prefeito do Recife e do governador de Pernambuco. No aspecto gestão, a pesquisa permite comparação com as mostras anteriores feitas pelo Instituto Conectar.