Disputa

Eleições Recife: segundo turno poderá ficar entre primos

O candidato do PSB, João Campos, e a postulante pelo PT, Marília Arraes, podem disputar o decisivo segundo tuno nas eleições municipais do Recife. Primos, os dois representam partidos de esquerda e são os adversários mais bem colocados em todas as pesquisas de opinião.

Ambos deputados federais, os dois estão em posições apertadas nas intenções de voto no Recife. Na última pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada na segunda-feira (9), o filho do ex-governador Eduardo Campos aparece com 33% nas intenções, enquanto Marília com 21%. A pouca diferença também é vista no levantamento do Datafolha publicado ontem (11). João Campos se mantém na liderança com 29% e Marília, com 22%.

De acordo com o Datafolha, a oscilação negativa de João Campos foi puxada pela queda expressiva entre os mais jovens (de 40% para 29%), menos escolarizados (de 49% para 41%) e mais pobres (de 39% para 33%), e foi parcialmente amortecida pela variação positiva na faixa de 25 a 34 anos (de 25% para 30%), entre os mais escolarizados (de 12% para 15%) e na faixa de renda mais alta (de 13% para 20%).

A candidata Marília Arraes, por sua vez, cresceu de 20% para 34% entre os jovens de 16 a 24 anos, e de 26% para 33% no segmento com escolaridade superior, e sofreu com oscilações negativas menores na faixa de 45 a 59 anos (de 21% para 18%), entre quem tem escolaridade média (de 20% para 18%) e no grupo com renda mensal familiar de dois a cinco salários (de 24% para 22%).

Já para o Ibope, as intenções de voto em João Campos são mais expressivas entre eleitores que têm o ensino fundamental (45%). Comparando com a pesquisa anterior, o candidato cresce além da margem de erro neste perfil, uma vez que tinha 37%

Comparativamente ao levantamento anterior, Marilia Arraes amplia suas respostas entre os seguintes estratos de eleitores: outras religiões (que não a católica e a evangélica): vai de 20% para 29%; 16 a 24 anos: vai de 16% para 25%.

Rejeição

Nas duas pesquisas recentes, a maior rejeição entre João Campos e Marília, é relacionada ao nome do socialista, que aparece em 2º lugar tanto no Ibope quanto no Datafolha. Enquanto Marília é a 5ª colocada no índice da negativa.

O primeiro turno será no próximo domingo (15), e será disputado por João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), Mendonça Filho (DEM), Delegada Patrícia (Podemos), Carlos (PSL) e Coronel Feitosa (PSC). O segundo turno está previsto para o dia 29 o dia novembro.

Ver mais:

>> Datafolha no Recife: João 29%; Marília 22%; Mendonça 18%; Patrícia 15%

>> Ibope: João Campos, 33%; Marília Arraes, 21%; Mendonça Filho, 17%; Delegada Patrícia, 12%