Inclusão

Idosos do Cabo entram na “era” digital por meio de curso gratuito 

Projeto vem sendo desenvolvido no Estação Cidadania, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da cidade.

O projeto de inclusão digital desenvolvido no Estação Cidadania  do Cabo de Santo Agostinho vem colecionando boas histórias como as de seu José Manoel e sua esposa, dona Sueli Oliveira, não perderam a chance de participar do curso para idosos.

Com 71 anos, seu Manoel confessou até já ter trabalhado em um lugar com vários computadores, mas sem nunca ter tanta “habilidade” para usá-los.

“Na teoria eu era péssimo, ficava perguntando a um, a outro, como mexe nisso, naquilo, era uma complicação. Agora estou aprendendo, já sei passar do DVD para o Pen Drive, colando, copiando, recortando. Tenho a expectativa de aprender ainda mais com o passar dos tempos e das aulas”.

Eles fazem parte da primeira turma do curso de inclusão digital, oferecido no Estação Cidadania, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo.

Leia também:
>>>Prefeitura do Cabo premia alunos que participaram das olimpíadas de conhecimento

O curso para idosos tem o objetivo de inserir pessoas com mais de 60 anos no mundo virtual, através de conhecimentos básicos como aprender a ligar e entrar em um computador, fazer uso correto do teclado, ter direcionamento nas redes sociais, ler sites, fazer trabalhos no Word, entre outros.

O curso também é oferecido para jovens acima de 14 anos com modalidades mais avançadas.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Moshe Caminha comemorou o sucesso imediato do projeto de inclusão digital. Valorizando, ao mesmo tempo, a sua importância.

“O acesso à inclusão digital é uma ferramenta importante para nossos jovens e adultos, através de ações como essas, estamos preparando essas pessoas para o mercado do futuro, além disso também estamos incluindo digitalmente nossos idosos, para que eles também estejam preparados para fazer parte dessa comunicação digital”.

Mercado

A participação da população com mais de 65 anos no mercado de trabalho, no Brasil, é de 7,8%, conforme pesquisa do IPEA em 2018.

A necessidade de compor a renda familiar e se manter “ativo” mesmo após a aposentadoria está entre os fatores. Contudo, mesmo os postos de trabalhos mais simples exigem o conhecimento básico da informática, fator que é para muitos da terceira idade, um desafio que dificulta o retorno ou permanência no mercado de trabalho.

O curso de inclusão digital para idosos oferecido no Estação Cidadania do Cabo de Santo Agostinho vai auxiliar, não só a novas oportunidades para quem deseja se manter qualificado dentro das atuais atribuições de mercado, como também para se  manter atualizado frente a nova tecnologia e tarefas do dia a dia.

Estação Cidadania no Cabo de Santo Agostinho 

Avenida Almirante Paulo Moreira, 3133 – Garapu.

Horário: 8h às 19h.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com