Crítica

Ciro Gomes: "Para a família Bolsonaro, não basta ser ladrão"

Nesta quinta-feira (5), o ex-candidato à presidência do Brasil, Ciro Gomes (PDT), usou o Twitter para comentar a denúncia feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro contra o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), o ex-assessor Fabrício Queiroz e outras 15 pessoas.

“Para a família Bolsonaro, não basta ser ladrão, tem que corromper as esposas e os filhos também. Vergonha! O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou a mulher de Flávio Bolsonaro e as filhas do Queiroz no esquema de corrupção das ‘rachadinhas'”, escreveu Ciro Gomes.

A denúncia de cerca 300 páginas, aponta o filho do presidente Jair Bolsonaro como líder da organização criminosa, o conhecimento caso das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Já Queiroz foi citado como operador do esquema de corrupção que agia no gabinete do agora senador.

A denúncia foi oferecida no dia 19 de outubro, mas o MP do Rio tornou pública na madrugada desta quarta-feira (4). Caso a Justiça acate a denúncia, automaticamente, Flávio e Queiroz viram réus. Flávio ainda deve ser notificado para apresentar resposta em um prazo de 15 dias.

Investigação

Flávio Bolsonaro e os outros envolvidos foram investigados pela primeira vez em julho de 2019, após o relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificar movimentações suspeitas de R$1,2 milhão na conta de Queiroz.

Na época, o relatório apontou Flávio e mais oito assessores como os que eram responsáveis pelos repasses a Queiroz. Mais na frente, as investigações identificaram um outro esquema no qual assessores eram nomeados e faziam a devolução de parte dos seus próprios salários a Queiroz, seja em espécie, transferências ou depósitos. Esse é o chamado “funcionários fantasmas”.