Propostas

Andreza Romero sugere parceria entre a PCR e clínicas veterinárias particulares

Credenciar clínicas veterinárias particulares para atender animais de rua resgatados por protetores e animais de famílias de baixa renda. Essa é a ideia do Programa Saúde Animal, proposto pela protetora de animais e candidata a vereadora do Recife, Andreza Romero. A expectativa é que, através do convênio firmado entre a Prefeitura do Recife e as unidades, a demanda do Hospital Veterinário do Recife diminua e o poder público amplie a rede de serviços de assistência veterinária gratuita.

A proposta prevê que, com a criação do programa, um cadastro específico para protetores independentes e tutores de baixa renda também será criado. Será o primeiro passo para ter acesso à benfeitoria. Cadastrados, receberão um cartão que funcionará como um voucher com direito a um número determinado de consultas e procedimentos como a castração.

“O Programa Saúde Animal contemplará os médicos veterinários, as clínicas e, principalmente, os animais. A demanda do Hospital Veterinário do Recife é gigantesca, e nem todo tutor tem condições de recorrer ao serviço particular. O poder público precisa alcançar esses animais e também os abandonados”, Andreza explica.

Leia também:

>>> Andreza Romero solicita a João Campos que, se eleito, torne o Hospital Veterinário do Recife em 24 horas
>>> Andreza Romero mostra força no Recife na reta final de campanha

A defensora espera que a medida estimule a adoção responsável. Isto porque, com o cartão, o cidadão poderá resgatar um animal de rua, assinar um termo de responsabilidade e de lar temporário ou fixo para abrigar o animal após o procedimento. Segundo o projeto, a prefeitura deverá credenciar clínicas em todos os bairros do Recife.

As ONG’s de proteção aos animais também deverão ser contempladas pela medida, recebendo um valor mensal para auxiliar nos cuidados com os cães e gatos resgatados.

Da redação do Portal com informações da assessoria da candidata