Inclusão

Em Jaboatão, grávidas com deficiência auditiva têm direito a intérpretes de Libras durante pré-natal e parto

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes acaba de dar um novo passo no caminho da inclusão de pessoas com deficiência nos serviços de saúde do município. A partir de agora, a gestão municipal assegura o direito a uma intérprete de Libras no acompanhamento pré-natal e no trabalho de parto de mulheres grávidas. A ideia visa criar um canal efetivo de diálogo entre paciente, médicos e enfermeiros, promovendo inclusão social.

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, a incorporação de intérpretes de Libras foi necessária para garantir um parto humanizado para gestantes com deficiência auditiva. “A Língua Brasileira de Sinais ainda é muito desconhecida pelos profissionais de saúde, no entanto, nós sentíamos que era fundamental promover a inclusão de pessoas com deficiência no sistema de saúde pública. Quando não se promove um atendimento adequado a essas mães, coloca-se em risco o diagnóstico e os procedimentos que devem ser seguidos por essas pacientes”, pontuou o gestor público.

O intérprete de Libras Luan Brito explica que as pacientes que têm recebido o acolhimento da prefeitura conseguem vivenciar a gravidez plenamente. “Nós temos uma gestante com deficiência auditiva, Rosimere Maria da Silva, que tem realizado seu acompanhamento pré-natal na Unidade de Saúde da Família Loreto 1, no bairro de Piedade. A mediação permite que ela tenha um entendimento maior acerca de procedimentos que deve seguir, como os remédios, vacinas e exames que precisa marcar.

Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes 

Saúde: Prefeitura do Jaboatão realiza exames gratuitos de mamografia

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta terça-feira (3), na Unidade de Saúde da Família do bairro de Engenho Velho, a abertura de mais uma fase de atendimentos do programa Amigo do Peito.

A ação tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população feminina a respeito da importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama, com o intuito de promover a saúde e qualidade de vida das mulheres.

O programa disponibiliza 60 exames de mamografia por dia e acontece a partir das 8h, nas datas e locais estabelecidos.

5/11- USF Vietnã, Rua Tv. São Sebastião, Piedade
9/11- Policlínica Manoel Calheiros, Rua Dois, 17, Curado
11/11- USF Loreto II, Rua Remanso, 11, Piedade
17/11- USF Maria de Souza Ramos, Rua Manoel Carneiro Leão, Zumbi do Pacheco
20/11- USF Amelia Lucena, Rua Canaã, 111 Cohab 01, Vila Rica
24/11- USF Rio das Velhas, Rua São Domingos, 51, Muribeca dos Guararapes
30/11- USF Vila Palmares II, Av. Newton Carneiro Filho, S/N, Muribeca

Leia também: 
>>>Prefeitura do Jaboatão inaugura USF no Portal dos Prazeres