Decisivos

Eleições EUA: Confira quando sai o resultado dos estados decisivos

As eleições americanas seguem sem um vencedor definido, mesmo com a liderança do democrata Joe Biden. Isso acontece pois faltam os resultados de seis estados, dos quais três serão decisivos, para definir quem vai ocupar a Casa Branca pelos próximos quatro anos.

O democrata Joe Biden lidera a disputa com 248 votos no Colégio Eleitoral, enquanto o republicano Donald Trump tem 213, segundo projeções da agência de notícias Associated Press (AP). O democrata chegou aos 248 votos, após uma vitória em Wisconsin que rendeu 10 votos a Biden em uma virada que fez o presidente Donald Trump pedir a recontagem dos votos.

Ver mais:

>> Bolsonaro acredita que Trump será reeleito presidente nos EUA

>> EUA: Trump declara vitória nas eleições sem resultados claros e acusa democratas de fraude

>> EUA: polarização e votos pelo correio podem gerar batalha jurídica

Veja abaixo quando deve terminar a contagem dos votos, segundo o site FiveThirtyEight:

  • Pensilvânia (20 votos): o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até sexta-feira (6), e o prazo final para a contagem é 23 de novembro.
  • Geórgia (16 delegados): Trump lidera com 1 ponto e o resultado deve sair entre esta quarta (4) ou quinta (5).
  • Michigan (16 delegados): Biden lidera por 60 mil votos e o resultado pode demorar até sexta-feira (6).
  • Carolina do Norte (15 delegados): Trump lidera com 77 mil votos e o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 12 (quinta-feira da próxima semana).
  • Nevada (6 votos): Biden lidera com 8 mil votos o estado aceitará votos que chegarem pelo correio até o dia 10 (terça-feira da próxima semana).
  • Alasca (3 votos): Trump também lidera com 30 pontos percentuais de vantagem para Biden, mas o estado não deve ser relevante para a disputa por ter poucos delegados.

Assim, os estados decisivos devem ser PensilvâniaMichigan e Geórgia.

O presidente americano venceu nos três estados em 2016, está à frente em dois no momento (Pensilvânia e Geórgia) e lidera também na Carolina do Norte e no Alasca.

O democrata está à frente no Michigan e em Nevada. Se vencer nesses dois estados, conquistará os 22 votos que precisa e será eleito o 46º presidente dos Estados Unidos.