Inédito

Bolsonaro promove primeira mulher ao posto de brigadeiro da Aeronáutica

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) promoveu a primeira mulher ao posto de brigadeiro da Força Aérea Brasileira (FAB), que corresponde ao posto de general. A decisão em promover a coronel médica Carla Lyrio Martins, a partir do próximo dia 25 de novembro, foi tomada pelo Alto-Comando da Aeronáutica no dia 7 de outubro, e faltava apenas a assinatura presidencial para oficializar a escolha.

Um outro decreto assinado por Bolsonaro nomeia coronel médica diretora do Hospital Central da Aeronáutica. Os dois decretos foram assinados também pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

>>> [Vídeo]: Caça F-39 Gripen é oficialmente apresentado pela FAB
>>> Bolsonaro participa da comemoração ao Dia do Aviador e da FAB

Carla Lyrio ingressou na Aeronáutica em 1990, como médica de esquadrão. Ela é especialista em hematologia, hemoterapia, medicina aeroespacial e é pós-graduada em vigilância sanitária e epidemiológica e em desenvolvimento gerencial na gestão de serviços de saúde

Hospital Central da Aeronáutica tem primeira mulher como diretora

A Passagem de Direção do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), localizado no Rio de Janeiro (RJ), aconteceu no dia 22/04, em cerimônia reservada por conta das recomendações relativas à COVID-19. O Brigadeiro Médico Walter Kischinhevsky passou o cargo para a Coronel Médica Carla Lyrio Martins. Ela foi a primeira mulher da Força Aérea Brasileira (FAB) a comandar uma Organização Militar, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e, agora, a primeira mulher a assumir a direção do HCA.

A cerimônia de transmissão contou com a presença do ex-Vice-Diretor do HCA, Coronel Médico Cláudio Colares Lessa e da nova Vice-Diretora do HCA, Coronel Médica Carmem Heloisa Pereira Lima, além dos chefes de divisão do Hospital.

O Brigadeiro Walter assumirá o cargo de Subdiretor de Aplicação dos Recursos para Assistência Médico-Hospitalar. Ele agradeceu à equipe pelo apoio e desejou êxito à nova diretora.

“É grande o desafio que assumirá a partir dessa data”, disse o Oficial-General.

A nova diretora salientou que esta é sua missão de maior relevância na Força Aérea Brasileira (FAB).

“Assumir a direção do HCA significa o coroamento de minha trajetória de dedicação à Força Aérea, Instituição à qual pertenço há exatos 30 anos. Estamos todos em missão única com objetivos comuns, desenvolvendo capacidades, descobrindo talentos, inovando, crescendo e servindo ao próximo com empenho. Participar desta realidade e ter o privilégio de liderar homens e mulheres por trajetória tão nobre e legítima, tão real, é uma grande honra”, disse.

Com informações da FAB