Esclarecimento

Vaticano diz que fala do Papa sobre união entre homossexuais foi ‘tirada do contexto’

Fala do Papa em defesa do casamento entre pessoas do mesmo sexo repercutiu mundialmente. Vaticano alega edição no comentário do pontífice em documentário.

O Vaticano emitiu um comunicado dizendo que a fala do Papa Francisco sobre união civil entre homossexuais, dita em um documentário, foi tirada do contexto e não atesta uma mudança na doutrina da Igreja a respeito do tema.

Na semana passada, os comentários do Papa sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo repercutiu mundialmente, causando críticas positivas e negativas. Na verdade, o Papa Francisco defendeu sim a união homossexual, mas no âmbito familiar, como ser aceitos pelos pais, irmãos, e formarem uma família.

“As pessoas homossexuais têm direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso (…) O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso”, diz Francisco em trecho do filme.

A questão foi como o posicionamento foi interpretado no mundo.

Segundo o Vaticano, o documentário cortou falas do Papa em que ele se opõe ao casamento gay e era a favor apenas às leis de união civil. “Está claro que o papa Francisco estava se referindo a certas disposições dos Estados e certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou várias vezes ao longo dos anos”.

A Igreja Católica reiterou ainda que as “tendências homossexuais” não são um pecado, mas a que os atos homossexuais são.

Ver mais: 

>>Artigo: O Papa pecou?

Maduro pede que Congresso avalie casamento gay e cita Papa Francisco

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, pediu na quinta-feira (22) que a Assembleia Nacional do país debata o casamento entre pessoas do mesmo sexo durante o próximo mandato que começa no início de janeiro, citando comentários do papa Francisco apoiando a união civil homoafetiva.Vaticano diz, Vaticano diz que fala do Papa sobre união entre homossexuais foi ‘tirada do contexto’Vaticano diz, Vaticano diz que fala do Papa sobre união entre homossexuais foi ‘tirada do contexto’

As declarações do papa, divulgadas nesta semana, foram o sinal mais claro já utilizado pelo líder da Igreja Católica sobre os direitos das pessoas homossexuais.

O casamento gay não é legal atualmente na Venezuela, que é majoritariamente católica, apesar de leis ou de decisões jurídicas em outros países sul-americanos, como a Argentina, o Brasil e a Colômbia, que permitem a união entre pessoas do mesmo sexo.

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal