Pernambuco

Em Brasília, Paulo Câmara solicita priorização na votação do projeto de recuperação fiscal dos Estados

Em três reuniões realizadas no dia de hoje (03.11), em Brasília (DF), o governador Paulo Câmara solicitou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, a priorização na conclusão e votação do PLP 101, que substitui o Plano Mansueto.

Na terceira reunião do dia, Paulo Câmara foi recebido pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues e pelo secretario do Tesouro Nacional, Bruno Funchal.

As agendas são resultantes de solicitações de governadores de todas as regiões do Brasil, com pautas em comum e que se mobilizaram para discutir alternativas em Brasília com o apoio do Congresso Nacional. Participaram das três reuniões, além de Paulo Câmara, governadores do Acre, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Piauí.

Paulo Câmara em Brasilia
Os Governadores foram recebidos pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues e pelo secretario do Tesouro Nacional, Bruno Funchal

Geração de Emprego em Pernambuco

Pelo segundo mês consecutivo, Pernambuco tem o maior desempenho do Nordeste na geração de empregos com carteira assinada. Este é o melhor mês de setembro dos últimos seis anos, apesar da pandemia provocada pelo coronavírus.

De acordo com dados do Caged, 45.481 pessoas foram admitidas e 23.680 desligadas, gerando um saldo positivo de 21.801 postos de trabalho no mês de passado. Foi quase o dobro de agosto (12.321).

“A notícia é muito boa e renova nossas esperanças neste ano tão difícil para todos nós. O plano de retomada econômica do Governo do Estado tem sido muito importante, por isso pedimos sempre cuidado de todos. Continuem usando a máscara e se protegendo, porque a saúde e a proteção do seu colega de trabalho também mantêm os empregos em crescimento. Não relaxem nos cuidados”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

A maior geração de postos de empregos em Pernambuco se deu, respectivamente, nos setores da indústria (10.015), agropecuária (4.521), serviços (3.182) e construção (1.640). Até mesmo na área de Jovem Aprendiz, o saldo foi positivo de 62 vagas. O setor que mais contratou nesta faixa etária, de 14 a 24 anos, foi o comércio.

O saldo acumulado no ano, de janeiro a setembro, ainda tem um impacto de -28.963 postos de trabalho, pesando ainda os meses de março e abril, no auge da pandemia.

Brasil

No Brasil, houve 1.379.509 admissões e 1.065.945 desligamentos, gerando um saldo positivo de 313.564 no mês de setembro contra 244.024 de agosto. No acumulado do ano, o país teve um saldo de -558.597 empregos com carteira assinada.

Entrega 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), está entregando 139 poços artesianos a comunidades rurais que enfrentam escassez hídrica.

As obras, realizadas entre 2019 e 2020, contemplam 23 municípios em 10 das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado: Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Sertão de Itaparica, Sertão do Moxotó, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional e Zona da Mata Norte. Do total de poços perfurados, 93 já foram concluídos e outros 46 estão em fase de conclusão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a perfuração de poços é apenas uma das ações em desenvolvimento para reduzir a escassez hídrica nas comunidades rurais do Estado.

Ver mais:

>> Pernambuco: mais cidades avançam para a etapa 10 do Plano de Convivência a partir desta segunda-feira

>> Paulo Câmara vistoria obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Sertão de Pernambuco

>> Pernambuco confirma solidez no crescimento da economia

“O reforço da infraestrutura hídrica em todo o Estado é uma prioridade para o Governo Paulo Câmara e não estamos medindo esforços para alcançar essa meta no meio rural”, afirmou.

O secretário destaca ainda dois importantes programas na área de recursos hídricos executados pelo Estado, em convênio com o Governo Federal, no Semiárido pernambucano: o Programa Água Doce (implantação de sistema de dessalinização) e o Programa de Integração do São Francisco (Pisf).

“Com o Água Doce estamos implantando 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra em 21 municípios do Semiárido, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. Já com o Pisf vamos construir 42 sistemas de abastecimento em dez municípios, beneficiando uma população de 12 mil pessoas que residem em 108 comunidades localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco”, detalhou.