Trânsito

Detran-PE encerra o mês de outubro com ação educativa

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, esteve sábado (31), no Posto 06 do Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV, localizado as margens da PE 60, realizando ação que encerrou o mês das crianças, tendo como objetivo alertar os pais sobre os cuidados ao transportar os filhos nos veículos.

No local, técnicos de educação abordaram e explicaram aos condutores como deve ser afixado as cadeirinhas, acento de elevação e bebê conforto, lembrando que o uso do cinto de segurança deve ser usado por todos os ocupantes do veículo.

Durante a ação, que abordou mais de 300 veículos, universitários de Odontologia da Universidade de Pernambuco – UPE/Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, coordenados pela professora Gabriela Porto, falaram sobre as consequências de ser imprudente no trânsito.

Participaram da ação, BPRV e agentes de trânsito da Operação Trânsito Seguro, responsável pela fluidez do trânsito nas cidades do litoral sul e norte.

Segurança

Com objetivo de chamar atenção dos condutores para os chamados pontos cegos dos veículos, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, esteve na quinta-feira, 29 de outubro, no Parque Dona Lindu, realizando ação preventiva Ver e ser visto, mostrando a importância do “ver e ser visto” nas vias, com foco nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

No local, sempre cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, foi montado um mini circuito, em parceria com a Disnove/Yamaha, com veículos, motocicletas e bicicletas em que um instrutor fez uma demonstração das áreas que dificultam a visibilidade, mesmo através dos espelhos.

Agentes de trânsito e técnicos de educação do Órgão realizaram abordagens e o Gerente da Escola Pública de Trânsito – EPT, Ivson Correia, fará uma rápida explanação sobre acidentes de trânsito que podem ser provocados pela falta de visibilidade do motorista e trafegar em segurança depende muito da capacidade do condutor ver o que está à sua volta e também de ser visto pelos demais.

Além disso, os condutores foram convidados a conhecerem os chamados “pontos cegos” que estão presentes nos espelhos dos veículos. Participaram da ação, a SINCOR-PE, Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU.

Leia também:

>> DETRAN-PE realizou ação educativa para Crianças

Da redação do Portal com informações do Detran Pernambuco