Declaração

Ciro: "Criminoso, ignorância e corrupção são características de Bolsonaro"

Despreparado, ignorante, preconceituoso, corrupto e criminoso foram as características que o político Ciro Gomes atribuiu ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Ciro, que é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), utilizou as redes sociais na manhã da última sexta-feira, 30 de outubro, para manifestar opinião sobre atitudes do chefe da nação.

— Ciro Gomes (@cirogomes) October 30, 2020

 

Leia também:
>> Lula e Ciro Gomes se encontram e selam a paz após romperem em 2018
>> Ciro Gomes: “Bolsonaro é responsável pela maior tragédia de nossa história”

Entenda

Na última terça-feira, 27 de outubro, um decreto assinado por Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). Se tratava de uma permissão para para parcerias público-privadas na construção e gestão de Unidades Básicas de Saúde no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI).

O anúncio do decreto repercutiu negativamente nas redes sociais e, na quinta-feira, 29 de outubro, Bolsonaro disse que pretendia publicar uma nova versão do decreto sobre a administração das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O mandatário voltou atrás no documento e o revogou após especulações de a proposta abrir margem para a privatização do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ciro

Ciro Gomes foi candidato à presidência da República nas Eleições do ano de 2018. Na época, ele ficou em terceiro lugar, perdendo para o então candidato do Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro, e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT). O pedetista já foi  o 6º ministro da Integração Nacional do Brasil, governador do Ceará, prefeito da cidade de Fortaleza/CE e deputado estadual do Ceará e ministro da Fazenda.