Aprovação

Romero Albuquerque elogia TRE-PE por proibir ato político com aglomeração

Comícios, confraternizações, caminhadas e até eventos no formato drive-thru estão proibidos em Pernambuco. Foi a decisão do TRE-PE, após inúmeros casos de aglomerações em atos políticos no estado, em especial, nas cidades do interior. A suspensão dos eventos presenciais foi proposta pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves. O deputado estadual Romero Albuquerque aprovou a decisão, e criticou o descumprimento das medidas sanitárias obrigatórias em atos de campanha.

“Apesar de todas as recomendações, temos visto candidatos promovendo e incitando eventos que se assemelham a blocos e shows do carnaval. Vivemos uma pandemia e os interesses políticos não se sobrepõem ao respeito à vida. Em razão da irresponsabilidade e do desrespeito às normas estabelecidas previamente, o TRE tomou a decisão correta. É preciso coibir e punir aqueles que insistirem na desobediência”, Romero pontuou.

Leia também:

>>> TRE-PE radicaliza e proíbe qualquer tipo de ato político com aglomeração
>>> Charbel reclama de decisão do TRE sobre atos na rua: ‘não ficou claro’

A proibição das aglomerações nos eventos do processo eleitoral 2020 foi definida em agosto, quando o Tribunal Regional Eleitoral decidiu que os atos deveriam respeitar as determinações sanitárias adotadas em âmbito estadual e federal para a prevenção e combate do covid-19 – à época, somente eventos com até dez pessoas estavam liberados.

Em setembro, o número chegou a 100 e, depois, em outubro, o governo liberou eventos com até 300 pessoas. Em algumas cidades, os atos políticos, no entanto, chegaram a concentrar cinco vezes ou mais que o número permitido.

“É preciso respeitar a sociedade. A pandemia não acabou, e nem sabemos quando teremos uma vacina e comemoraremos o seu fim. Não podemos vacilar!”, Romero finalizou.

Da redação do Portal com informações da assessoria do deputado estadual 

Eleições no Recife

No Recife, foram homologadas onze candidaturas ao pleito municipal nas eleições de 2020. O Portal de Prefeitura traz um Guia para que você conheça todo(a)s o(a)s candidato(a)s, vices, coligações e o perfil de cada um dos postulantes à prefeitura da capital pernambucana.

O  prazo para que os partidos políticos apresentassem as chapas que irão concorrer a disputa majoritária e proporcional foi encerrado na quarta-feira (16), conforme o calendário eleitoral.

Entre os prefeituráveis, as eleições deste ano trouxe várias curiosidades. A disputa varia de delegada a coronel, de ex-ministro a novata, além de primos concorrendo um contra o outro. O campo de debates está aberto até o dia 15 de novembro ou até 29 de novembro, em eventual segundo turno.