Eleições 2020

Mendonça Filho apresenta conjunto de propostas para público PCD

Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife pelo DEM, anunciou, nesta sexta-feira (30), um conjunto de propostas para as pessoas com deficiência e garantiu que essa parcela da população será uma das prioridades em sua gestão, tanto em mobilidade quanto em atenção especial.

“Vamos preparar o serviço público do Recife para receber e cuidar das pessoas com algum tipo de deficiência, e exigir que todos sejam tratados de forma igual, diante da nosso lema ‘Nada sobre nós sem nós’, ou seja, ouvindo os deficientes para que suas demandas, planos e protocolos específicos sejam atendidos”, disse.

Entre as ações apontadas por Mendonça Filho, está a melhoria da mobilidade urbana para os deficientes, cujo plano de acessibilidade tornará as calçadas em modais de deslocamento, e não um obstáculo permanente, como é hoje no Recife. Será criado ainda o “Cartão Respeito”, um sistema que oferece maior segurança a pessoas com mobilidade reduzida e valerá de uma interação com semáforos inteligentes para aumentar o tempo destinado à travessia (por exemplo, nas proximidades de hospitais e escolas). A praia também será acessível, com rampas permanentes ao longo de toda a extensão da orla, bem como modernização da acessibilidade física e comunicacional dos equipamentos públicos da Prefeitura do Recife.

 

Na área de saúde, Mendonça disse que sua gestão capacitará os oito Distritos Sanitários do Recife para o atendimento à população com deficiência e ampliará a oferta nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional na rede municipal. Também há a intenção de elevar iniciativas em assistência social, com a criação de um centro de referência para pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o democrata destacou que serão desenvolvidos programas intersetoriais visando uma política de atenção as mães cuidadoras de crianças com deficiência.

Habitação e educação também terão atenção especial na gestão de Mendonça. De acordo com o ele, pessoas com deficiência terão prioridade nas políticas habitacionais da prefeitura e ao menos 5% do que for construído serão destinados a esse fim.

Na área educacional, o democrata ressaltou que a rede municipal de ensino estará pronta para receber crianças com necessidades, garantindo, inclusive, se for o caso, assistência individualizada, através de agentes de apoio”, disse. Ele lembrou que atualmente o Recife possui apenas 311 agentes efetivos para quase quatro mil alunos com deficiências matriculados.

“O importante é que tenhamos como foco o respeito às diferenças. Sempre agi dessa forma em minha vida pública, no executivo, no legislativo e também como ministro da Educação. Não será diferente quando for prefeito do Recife.”

O Recife tem uma população de cerca de 430 mil pessoas com deficiência, de acordo com o Censo do IBGE de 2010. Mendonça declarou que, para melhorar a acessibilidade e inclusão desse público, haverá a participação direta e efetiva dos interessados, trabalhando nos projetos junto à administração municipal.

“Abrir o debate faz toda a diferença. Ajuda a difundir e a criar uma identidade inclusiva e com justiça social”, opinou Mendonça.

De acordo com ele, as propostas de sua gestão foram fundamentadas na Lei 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão.

O democrata destacou, ainda, que criará um serviço municipal de audiodescrição, garantindo compreensão de conteúdos audiovisuais ou imagens estáticas para pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão). E que investirá na capacitação de servidores da prefeitura para atendimento em libras, sobretudo nos equipamentos de saúde municipal, além de implementar a Central de Libras do Recife. Toda a comunicação institucional será acessível. É também preciso, segundo Mendonça Filho, ofertar qualificação profissional facilitada e fazer a ponte entre as empresas a contratação para a contratação desse universo, bem como sua fiscalização.

Leia também:

Mendonça promete reduzir carga tributária e estimular geração de emprego
Após ataques de Daniel, grupos de Direita reafirmam apoio a Mendonça

 

Da redação do Portal de Prefeitura com informações da Assessoria do candidato.