Mudança

Confira o que funciona no Recife no feriado de Finados

Prefeitura informa que os serviços públicos municipais tem funcionamento especial na próxima segunda-feira, 2 de novembro.

A Prefeitura do Recife informa que os serviços públicos municipais tem funcionamento especial na próxima segunda-feira, 2 de novembro, em função do Dia de Finados.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança ao público durante a celebração, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea).

Neste ano, a visitação ocorre normalmente com algumas orientações de higiene, e com a suspensão das missas tradicionais da programação municipal como medida de prevenção contra a disseminação da covid-19.

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado de Finados:

Cemitérios

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou diversos serviços nos cinco cemitérios públicos do município (Casa Amarela, Parque das Flores, Santo Amaro, Tejipió e Várzea).

As necrópoles estarão abertas à visitação entre das 7h às 18h no dia 2 de novembro e só será permitida a entrada de visitantes com máscara para visitar os túmulos dos seus entes queridos. A Emlurb recomenda que a população leve os dados da pessoa falecida para identificação do local de sepultamento.

A PCR trabalha de forma contínua na conservação dos cemitérios da cidade, com o objetivo de garantir conforto e estrutura adequada durante o ano todo. A preparação específica para o Dia de Finados conta com um reforço nos serviços de limpeza e manutenção, inclusive com álcool em gel para higienização das mãos dos visitantes nos acessos aos cemitérios.

Para o feriado, a Emlurb montou um esquema especial de limpeza, que terá início às 6h, com expectativa de término às 22h. Ao todo, serão 230 servidores trabalhando nos cemitérios e também nas ruas do entorno. Ficam também à disposição dos visitantes, na administração dos Cemitérios, funcionários habilitados para ajudar na localização dos jazigos e ossuários.

Turismo e Lazer

Vai ter Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife em dobro nos próximos dias. Domingo (1) e segunda-feira (2), serão bons dias para colocar as magrelas nas ruas e curtir o percurso exclusivo e privilegiado que passa por vários atrativos turísticos da cidade.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Atualmente, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife conta com 160km porque as rotas montadas são conectadas com ciclofaixas e ciclovias já existentes na cidade.

Outra opção de lazer ao ar livre é curtir os parques da cidade, que também estarão abertos normalmente.

Jardim Botânico

Nesta segunda-feira (02), Dia de Finados, o Jardim Botânico do Recife estará fechado para manutenção. O espaço volta a receber o público normalmente de terça a domingo, das 09h às 15h, com entrada gratuita.

Quem deseja conferir as belezas do local não precisa agendar, pois o equipamento público recebe até 300 pessoas por vez, na saída de um grupo, outro será liberado para entrar no espaço.

Esportes

As Academias Recife geridas pela PCR fecham nesta segunda (2), assim como as atividades físicas realizadas no Geraldão e nos Compaz.

Trânsito

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda-feira (2).

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na terça-feira (3) a partir das 9h até às 12h.

Saúde

Nesta segunda-feira (2), feriado de Finados, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na terça-feira (3).

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

Leia também:

>>>Dia de Finados: Prefeitura do Recife define programação dos cemitérios

O Hospital da Mulher (Curado) terá funcionamento normal durante o feriado para atendimento multiprofissional no Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, e para realização de partos de alto risco (mediante encaminhamento da Central de Regulação do Estado).

Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriado, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na terça-feira (3).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta segunda-feira (2), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão.

O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na terça-feira (3), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

Mercados e Feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda-feira (2), das 6h às 13h. No sábado (31) e no domingo (1°), o funcionamento é normal: das 6h às 18h e das 6h às 13h, respectivamente.

Hospital Veterinário

O Hospital Veterinário do Recife estará fechado nesta segunda-feira (02), por ocasião do Feriado do Dia de Finados. As atividades voltam na terça-feira (03), ainda mantendo apenas os atendimentos de emergência, das 9h às 17h, de segunda a sexta. O Hospital Veterinário do Recife fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

Segurança

Devido ao feriado de Finados, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta segunda-feira (02). Os equipamentos voltam às atividades na terça(03). É obrigatório o uso de máscara e respeitar o distanciamento social dentro dos espaços públicos municipais.

Procon Recife

O Procon Recife informa que não haverá atendimento presencial ou audiências online nesta segunda-feira (02), por ocasião do Feriado do Dia de Finados. As atividades presenciais e online voltam na terça-feira (03), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do órgão.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com