Avanços

Pernambuco gera 21,8 mil empregos e bate recorde no Nordeste

Pelo segundo mês consecutivo, Pernambuco tem o maior desempenho do Nordeste na geração de empregos com carteira assinada. Este é o melhor mês de setembro dos últimos seis anos, apesar da pandemia provocada pelo coronavírus.

De acordo com dados do Caged, 45.481 pessoas foram admitidas e 23.680 desligadas, gerando um saldo positivo de 21.801 postos de trabalho no mês de passado. Foi quase o dobro de agosto (12.321).

“A notícia é muito boa e renova nossas esperanças neste ano tão difícil para todos nós. O plano de retomada econômica do Governo do Estado tem sido muito importante, por isso pedimos sempre cuidado de todos. Continuem usando a máscara e se protegendo, porque a saúde e a proteção do seu colega de trabalho também mantêm os empregos em crescimento. Não relaxem nos cuidados”, disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

A maior geração de postos de empregos em Pernambuco se deu, respectivamente, nos setores da indústria (10.015), agropecuária (4.521), serviços (3.182) e construção (1.640). Até mesmo na área de Jovem Aprendiz, o saldo foi positivo de 62 vagas. O setor que mais contratou nesta faixa etária, de 14 a 24 anos, foi o comércio.

O saldo acumulado no ano, de janeiro a setembro, ainda tem um impacto de -28.963 postos de trabalho, pesando ainda os meses de março e abril, no auge da pandemia.

Brasil

No Brasil, houve 1.379.509 admissões e 1.065.945 desligamentos, gerando um saldo positivo de 313.564 no mês de setembro contra 244.024 de agosto. No acumulado do ano, o país teve um saldo de -558.597 empregos com carteira assinada.

Entrega 

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), está entregando 139 poços artesianos a comunidades rurais que enfrentam escassez hídrica.

As obras, realizadas entre 2019 e 2020, contemplam 23 municípios em 10 das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado: Sertão do Araripe, Sertão do São Francisco, Sertão de Itaparica, Sertão do Moxotó, Sertão do Pajeú, Sertão Central, Agreste Central, Agreste Meridional, Agreste Setentrional e Zona da Mata Norte. Do total de poços perfurados, 93 já foram concluídos e outros 46 estão em fase de conclusão.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, a perfuração de poços é apenas uma das ações em desenvolvimento para reduzir a escassez hídrica nas comunidades rurais do Estado.

Ver mais:

>> Pernambuco: mais cidades avançam para a etapa 10 do Plano de Convivência a partir desta segunda-feira

>> Paulo Câmara vistoria obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Sertão de Pernambuco

>> Pernambuco confirma solidez no crescimento da economia

“O reforço da infraestrutura hídrica em todo o Estado é uma prioridade para o Governo Paulo Câmara e não estamos medindo esforços para alcançar essa meta no meio rural”, afirmou.

O secretário destaca ainda dois importantes programas na área de recursos hídricos executados pelo Estado, em convênio com o Governo Federal, no Semiárido pernambucano: o Programa Água Doce (implantação de sistema de dessalinização) e o Programa de Integração do São Francisco (Pisf).

“Com o Água Doce estamos implantando 170 sistemas de dessalinização em poços de água salobra em 21 municípios do Semiárido, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. Já com o Pisf vamos construir 42 sistemas de abastecimento em dez municípios, beneficiando uma população de 12 mil pessoas que residem em 108 comunidades localizadas a até cinco quilômetros das margens dos canais Norte e Leste da Transposição do Rio São Francisco”, detalhou.

Da redação do Portal com informações do Governo do Estado