Recife

Marília Arraes fala em diálogo com o comerciante informal

A candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), voltou a falar nesta quinta-feira (29) sobre a importância de revitalizar e recuperar o centro do Recife, e que para isto é preciso também diálogo e atenção ao comércio informal.

Durante uma caminhada, que começou no Pátio do Livramento, e terminou na Avenida Dantas Barreto, Marília ouviu dos comerciantes que há uma verdadeira perseguição da Prefeitura a quem trabalha no comércio informal.

“A Prefeitura não dialoga com o comerciante. Pelo contrário: age com truculência e trata o trabalhador informal como lixo. O descaso da atual gestão municipal, que persegue o trabalhador e não dá a mínima condição de trabalho ao recifense, reflete no abandono do Centro da Cidade.”

Durante a caminhada, Marília ouviu diversos depoimentos que convergem em direção a mesma reclamação: a truculência e a falta de parceria e políticas públicas que ajudem e estimulem os comerciantes da região.

“A partir do ano que vem, a relação entre a Prefeitura e os trabalhadores será diferente. Vamos dialogar e apresentar projetos que estimulem o pequeno negócio. O Programa Retomada, auxílio popular que irá beneficiar o pequeno negócio, é uma das propostas.”

Leia também: 

>> Marília quer ampliar as equipes de saúde da família no Recife

>> Marília quer construir três Centros de Medicina Diagnóstica no Recife

>> Em carreta na Zona Sul, Marília diz que no tempo do PT, Recife era “menos desigual”

Para Marília, estimular comerciante informal que trabalha no Centro do Recife desenvolve, consequentemente, o turismo da cidade.

“Um comércio organizado, em que haja uma parceria com a Prefeitura, é fundamental para devolver a vida ao Centro. É com isso que vamos estimular o turismo, o trabalho e mais visitas à nossa cidade.”

O investimento no pequeno empreendedor utilizando a tecnologia, a inovação digital e estratégias que materializem essas prioridades foram pauta do encontro da candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), com o superintendente do Sebrae, Chico Saboya, na manhã desta quarta-feira (28).

Marília reforçou que contará com o SEBRAE para realizar o Programa Retomada, auxílio popular que irá beneficiar os pequenos negócios das comunidades, os comerciantes de bairro e os trabalhadores informais.

“Serão auxílios entre R$ 1 mil e R$ 5 mil. A Prefeitura irá bancar metade da dívida e a outra metade o trabalhador irá pagar em 24 vezes. Será uma ajuda muito importante para quem quer empreender”, afirma Marília.

Para Chico Saboya, superintendente do Sebrae, é fundamental ter uma estratégia sólida que envolva a Prefeitura, parcerias que disponibilizem recursos e o pequeno negócio.

“É importante trabalhar em rede, aplicar a inovação digital e eleger o fortalecimento do pequeno empreendedor como prioridade.”

Durante o encontro, que aconteceu na sede do Sebrae, na Ilha do Retiro, a candidata a Prefeita ratificou a importância de aliar a tecnologia e a busca por recursos para tornar a retomada econômica no Recife uma realidade a partir do ano que vem.

“É preciso desburocratizar a abertura de pequenas empresas e combater as relações precarizadas do trabalho. Tenho certeza que a nossa parceria com o Sebrae irá render ótimos frutos”, finaliza Marília.

Da redação do Portal com informações da assessoria de Marília Arraes