Solicitação

Petrolina: MPE solicita busca e apreensão de celulares dos assessores de Miguel Coelho

A solicitação do Ministério Público Eleitoral é para investigar um desvio de dinheiro da saúde (Covid 19) para a campanha eleitoral.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicita busca e apreensão de celulares dos assessores do atual prefeito e candidato a reeleição em Petrolina, Miguel Coelho, para investigar desvio de dinheiro da saúde para a campanha eleitoral.

O candidato Julio Lossio Filho anunciou em sabatina na rádio Grande Rio AM nesta manhã de quarta-feira (28) que o Ministério Público Eleitoral se manifestou sobre uma grave denúncia de que teria havido uso de dinheiro público da saúde municipal para fins privados na campanha do prefeito Miguel Coelho (MDB).

Segundo a denúncia, o prefeito estaria realizando testes de diagnóstico, semanalmente, em toda militância de sua campanha, (mais de 270 pessoas), usando os testes para Covid-19 comprados com recursos da prefeitura.

A população enfrenta uma pandemia que já matou mais de 100 pessoas em Petrolina, além de um lockdown que levou a falência dezenas de comerciantes e prestadores de serviços.

Veja o pedido do MP:

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 145ª ZONA ELEITORAL DE PETROLINA/PE

AIJE nº 0600364-92.2020.6.17.0145

MANIFESTAÇÃO MINISTERIAL

Tratam os autos de AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL, POR ABUSO DE PODER ECONÔMICO, POLÍTICO E DE AUTORIDADE, COM PEDIDO DE LIMINAR, ajuizada pela COLIGAÇÃO “PETROLINA MELHOR PARA TODOS” (PSD, PSB, SOLIDARIEDADE e PDT) e JULIO EMILIO LOSSIO DE MACEDO FILHO, candidato ao cargo de Prefeito do Município de Petrolina/PE nas Eleições 2020, em face de MIGUEL DE SOUZA LEÃO COELHO, Prefeito do Município de Petrolina/PE e candidato à reeleição no pleito de 2020, SIMÃO AMORIM DURANDO FILHO, candidato ao cargo de Vice-Prefeito, COLIGAÇÃO “PETROLINA COM FORÇA E UNIÃO” (PSC, PL, PATRIOTA, AVANTE, REPUBLICANOS, PROS, PP, PV, PTB, PSDB, PRTB, DEM e MDB ), THULIO RAMOS TEOBALDO, servidor contratado, e THIAGO VALDEMIR DA SILVA, cargo comissionado na Prefeitura Municipal de Petrolina/PE, com fulcro no art. 73, I e II, da Lei nº 9.504/97, e art. 22 da LC 64/90.

Vieram os autos com vistas ao Ministério Público.

É o relatório.

Os requerentes noticiam, em síntese, que os requeridos THULIO RAMOS TEOBALDO, servidor contratado e THIAGO VALDEMIR DA SILVA, cargo comissionado ambos da Prefeitura Municipal de Petrolina/PE, trabalham em prol da campanha à reeleição do atual Prefeito Miguel de Souza Leão Coelho.

Sob a coordenação desses de Thiago e Thulio, Miguel Coelho determinou a contratação da “militância”, pessoas que normalmente acompanham o candidato em todos os atos de campanha, portando bandeiras, distribuindo material gráfico de campanha etc. Para a realização deste trabalho, Thulio Teobaldo criou um grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp sob a denominação de “VIBRAÇÃO 15”, onde incluiu parte das pessoas contratadas para prestação de serviços na campanha do Sr. Miguel Coelho na função de militância, e também o Sr. Thiago Valdemir, que atua na função de “coordenador da juventude”.

Segundo consta nos autos, o Sr. Thulio Teobaldo e Thiago Valdemir direcionaram os recursos e serviços dos testes de Covid para os prestadores de serviço da campanha (militantes), ou seja, o serviço de testagem que não chega à população foi direcionado pela campanha à reeleição do atual Prefeito.

Os requerentes pediram liminarmente a busca e apreensão nos endereços domiciliares de Thulio Ramos Teobaldo e Thiago Valdemir da Silva, bem como no local de trabalho, e nas secretarias de saúde e urbanismo, no que concerne aos assentos funcionais.

Os requisitos necessários para o deferimento da presente encontram-se plenamente justificados, diante da possibilidade de destruição de possíveis provas.

Ante o exposto, O Ministério Público manifesta-se pelo DEFERIMENTO dos pedidos contidos na inicial.

Petrolina, Pernambuco, 26 de outubro de 2020.

Djalma Rodrigues Valadares

Promotor de Justiça Eleitoral

(145ª Zona Eleitoral)

Parecer Ministério Público Eleitoral

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com