Incomum

Eleições 2020: Brasil possui cinco candidatos com mais de 94 anos

A mais velha tem 107 anos e disputa um lugar na Câmara de Vereadores. O senador Carlos Viana, presidente do PSD em Minas Gerais, diz que hoje se vê um aumento "significativo da expectativa de vida".

A idade para muitos pode ser considerada um tabu, mas não para cinco candidatos no Brasil que têm acima de 94 anos. A mais velha entre eles é Geralda Antônia de Almeida, a Dona Dica, postulante a vereadora do município de Santana do Manhaçu, em Minas Gerais. Ela tem 107 anos, e apesar das limitações físicas para fazer uma campanha, vai disputar um dos lugares na Câmara de Vereadores da cidade.

De acordo com a reportagem publicada pelo Correio Braziliense, a história de vida de Dona Dica é bem próxima com época da escravidão no Brasil. Quando pequena, ouvia relatos de sua madrinha, irmã mais velha de sua mãe, sobre o sofrimento que passavam os negros. “Ela dizia que nos tempos do ‘cativeiro’, eles batiam muito. Amarrava os negros no tronco com corrente, batia. A madrinha contava. Graças a Deus, eu não vivi isso”, contou ao Correio.

Dona Dica Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo partido Partido Social Democrático (PSD). De acordo com dados do TSE, estão registrados sete postulantes com mais de 100 anos nas eleições deste ano.

Mas, em todos, é visto um erro no sistema, conforme se observa nas fotos disponibilizadas pelo sistema. Tal problema também pôde ser identificado nas eleições de 2016, quando oito pessoas eram supostamente centenários, mas, nas imagens, nenhum aparentava ter mais de um século de vida. Também foram registrados naquele pleito dois candidatos entre 95 e 99 anos, e 27 entre 90 e 94 anos, somando 29 postulantes na faixa etária dos 90 anos.

Ver mais: 

>> Eleições 2020: TSE aprova envio de forças federais para sete estados

O senador Carlos Viana, presidente do PSD em Minas, diz que hoje se vê um aumento “significativo da expectativa de vida”.

Outro candidato com idade além do comum, é seu José Braz (PP), de 95 anos. Braz concorrerá à prefeitura de Muriaé, também em Minas. Ele foi prefeito entre 2005 e 2012 e carrega o título de homem mais velho do país a disputar as eleições no âmbito executivo local. “Precisamos entender que o político vem para servir e não para ser servido. Quero fazer o bem para a população na área social”, destaca o político.

 

 

 

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com