Segurança

Detran-PE realiza blitz preventiva sobre os pontos cegos dos veículos

Ação será realizada nesta quinta-feira (29), a partir das 9h, no Parque Dona Lindu, localizado na Av. Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Com objetivo de chamar atenção dos condutores para os chamados pontos cegos dos veículos, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), por meio da Operação Prevenção “Segundos que salvam vidas”, estará na próxima quinta-feira (29), a partir das 9h, no Parque Dona Lindu, localizado na Av. Boa Viagem, realizando ação preventiva Ver e ser visto, mostrando a importância do “ver e ser visto” nas vias, com foco nos motociclistas, ciclistas e pedestres.

No local, sempre cumprindo as medidas de isolamento social para o enfrentamento ao Covid-19, seguindo todas as determinações do decreto do Governo de Pernambuco, no sentido de evitar aglomerações com foco no distanciamento social, será montado um mini circuito, em parceria com a Disnove/Yamaha, com veículos, motocicletas e bicicletas em que um instrutor fará a demonstração das áreas que dificultam a visibilidade, mesmo através dos espelhos.

Agentes de trânsito e técnicos de educação do Órgão realizaram abordagens e o Gerente da Escola Pública de Trânsito – EPT, Ivson Correia, fará uma rápida explanação sobre acidentes de trânsito que podem ser provocados pela falta de visibilidade do motorista e trafegar em segurança depende muito da capacidade do condutor ver o que está à sua volta e também de ser visto pelos demais.

Além disso, os condutores serão convidados a conheceram os chamados “pontos cegos” que estão presentes nos espelhos dos veículos. Participarão da ação, a SINCOR-PE, Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, e a Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife – CTTU.

Leia também:

>> DETRAN-PE realizou ação educativa para Crianças

Ação educativa 

Com o objetivo de alertar aos pais sobre o uso correto dos equipamentos de segurança ao transportar crianças nos veículos, Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, dando continuidade as comemorações do mês dedicado aos pequenos, em parceria com a Universidade de Pernambuco – UPE/Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial,e o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, realizou no último sábado, 24 de outubro, no Parque Dona Lindu, na Av. Boa Viagem, ação educativa de conscientização.

No local, os pais receberam orientação especialistas em educação no trânsito sobre os cuidados que eles devem ter, como uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, atravessar somente na faixa de pedestre, além do uso correto da cadeirinha, assento de elevação e bebê conforto. Além disso, a dentista Gabriela Porto, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, explicou as consequências das imprudências cometidas ao conduzir o veículo. Ao final, as crianças receberam uma foto lembrança.

Durante a explanação, técnicos de educação e agentes de trânsito chamaram atenção para o uso apropriado do dispositivo de segurança (cadeirinhas) utilizado nos veículos, destacando o peso e à altura da criança e que se adapte adequadamente ao veículo no qual for usado. Os equipamentos devem possuir o selo do Inmetro e quando instalados, de acordo com os critérios corretos, esses dispositivos reduzem em até 71% o risco de morte em um acidente.

Da redação do Portal com informações do Detran Pernambuco 

Deixe seu comentário

[gs-fb-comments]
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Enviar Mensagem
Entre no Grupo de WhatsApp do Portal