Finados

Prefeitura do Jaboatão estabelece normas para visitas aos cemitérios

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes estabeleceu uma série de normas e orientações para a visita aos cemitérios durante o Dia de Finados, na próxima segunda-feira (2).

A orientação é que quem deseja prestar homenagens aos familiares e amigos façam ao longo desta semana para evitar aglomerações. Além disso, é recomendado que pessoas do grupo de risco da Covid-19, idosos e crianças evitem comparecer aos cemitérios.

Os cemitérios de Jaboatão funcionarão das 8h às 17 e quem for encontrará medidas de segurança. Nas entradas, saídas e pontos estratégicos, será disponibilizado álcool em gel 70% e será obrigatório o uso de máscaras para os visitantes. Funcionários também receberão protetores faciais tipo face shield.

Outra medida contra a disseminação da Covid-19 é a limpeza e desinfecção constante dos velórios, banheiros, equipamentos e superfícies com uso de água sanitária, álcool 70% ou outro desinfetante autorizado pelo Ministério da Saúde. Os bebedouros coletivos que dispensam água e que exigem aproximação da boca para ingestão estarão lacrados.

As missas e cultos religiosos devem seguir o decreto estadual. Para evitar aglomerações e garantir uma limpeza e desinfecção efetiva do ambiente, o intervalo entre as celebrações dever ser de, no mínimo, duas horas.

Leia também: 

>>>Dia de Finados: Prefeitura do Recife define programação dos cemitérios

Preferencialmente, devem ser disponibilizados cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local, devendo estar a uma distância mínima de 1,5 m entre uma e outra.

É necessário que os ambulantes mantenham distância de pelo menos 1,5m entre uma banca e outra, além de disponibilizar álcool gel 70% para uso próprio e para uso dos clientes.

Os comerciantes devem priorizar métodos eletrônicos de pagamento, mantendo higienização frequente das máquinas. A venda de flores, velas e coroas fica permitida, desde que sejam observados os protocolos de distanciamento social.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes