Aniversário

Ex-presidente Lula completa 75 anos e recebe parabéns nas redes sociais

Ex-presidente Lula, comemora mais um ano de vida e completa 75 anos, nesta terça-feira, dia 27 de outubro. O petista recebeu os parabéns de vários amigos e simpatizantes com várias mensagens de felicitações nas redes sociais.

Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados, a deputada federal (PR) e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, destacou o aniversário, a história e o legado do ex-presidente. Da tribuna, Gleisi lembrou o legado do pernambucano na área de saúde e nos demais setores da vida nacional – áreas social, econômica e na defesa da soberania nacional. Ela cobrou justiça para Lula, denunciando a condenação sem crime e sem provas por parte do ex-juiz Sergio Moro.

Marília Arraes parabenizou o ex-presidente. “Hoje o presidente Lula completa 75 anos. Lula, nós te agradecemos por tanta dedicação e por levar esperança pra tanta gente!”

“Feliz aniversário, Lula! Seguiremos juntos fazendo um Brasil melhor. Parabéns!” escreveu o senador Humberto Costa (PT-PE).

“Feliz aniversário meu querido companheiro e presidente Lula”, externou Alexandre Padilha.

“Hoje o dia É DELE! Esse cara que saiu do interior do NE e se transformou num dos maiores líderes da Esquerda no mundo”, disse a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ).

Leia também:
>>> Marília grava com Lula em São Paulo para sua campanha no Recife
>>> Lula se queixa de nova denúncia na Lava Jato e chama de “perseguição” em período eleitoral

Lula

Nordestino, sétimo filho de um casal de lavradores analfabetos, Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 1945 numa casa de dois cômodos e chão de terra batida no Semiárido pernambucano.

Sem luz, água encanada, banheiro ou sapatos, o menino tinha 7 anos quando montou num pau-de-arara e, cumprindo a sina de milhares de outros brasileiros, “despencou” para o sul-maravilha com a mãe e os irmãos, a fim de reencontrar o pai, que havia retirado semanas antes de Lula nascer, em busca de uma vida melhor longe da seca e da miséria.

Instalado no litoral paulista, Lula começa a trabalhar ainda criança, no cais de Santos, para ajudar nas despesas de casa. Ambulante aos 8 anos e engraxate aos 9, vira ajudante de tinturaria no início da adolescência, quando muda-se para São Paulo com a mãe, agora separada do pai, e os irmãos solteiros.

Conclui o ginásio e, empregado numa metalúrgica aos 14 anos, é admitido no curso técnico de torneiro mecânico do Senai.

Após três campanhas eleitorais frustradas, Lula foi eleito presidente da República em 27 de novembro de 2002. Os dois governos são marcados principalmente pela implementação de programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família, e de acesso dos mais pobres a linhas de crédito, salários mais altos, geração de empregos e melhoria na qualidade de vida em educação (Prouni, 14 universidades criadas…), moradia (Minha casa, minha vida), infra-estrutura e saneamento (Luz para Todos, Programa de Aceleração do Crescimento) e outros.