Segurança

Em ação educativa, Detran-PE conscientizou pais sobre o uso correto da cadeirinha

Com o objetivo de alertar aos pais sobre o uso correto dos equipamentos de segurança ao transportar crianças nos veículos, Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, dando continuidade as comemorações do mês dedicado aos pequenos, em parceria com a Universidade de Pernambuco – UPE/Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial,e o Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, realizou no último sábado (24), no Parque Dona Lindu, na Av. Boa Viagem, ação educativa de conscientização.

No local, os pais receberam orientação especialistas em educação no trânsito sobre os cuidados que eles devem ter, como uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, atravessar somente na faixa de pedestre, além do uso correto da cadeirinha, assento de elevação e bebê conforto. Além disso, a dentista Gabriela Porto, do Colégio Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, explicou as consequências das imprudências cometidas ao conduzir o veículo. Ao final, as crianças receberam uma foto lembrança.

DETRAN-PE em ação educativa
DETRAN-PE em ação educativa realizada no último sábado (24). Foto: Divulgação

Ver mais:

>> DETRAN-PE realizou ação educativa para Crianças

Durante a explanação, técnicos de educação e agentes de trânsito chamaram atenção para o uso apropriado do dispositivo de segurança (cadeirinhas) utilizado nos veículos, destacando o peso e à altura da criança e que se adapte adequadamente ao veículo no qual for usado. Os equipamentos devem possuir o selo do Inmetro e quando instalados, de acordo com os critérios corretos, esses dispositivos reduzem em até 71% o risco de morte em um acidente.

Detran Pernambuco

Confira as principais mudanças no Novo Código Brasileiro de Trânsito

O novo Código Brasileiro de Trânsito foi sancionado pelo Presidente Jair Bolsonaro e seu texto foi publicado no Diário Oficial da União na ultima quarta-feira (14). A lei nº 14.071 desburocratiza processos, investe em medidas educativas e traz mudanças como o aumento do prazo de validade da carteira nacional de habilitação. As novas regras passarão a valer em 180 dias.

“Houve algum avanço e nossa intenção é facilitar a vida do motorista”, disse o Presidente Bolsonaro ao comentar pontos do novo Código Brasileiro de Trânsito em um vídeo gravado na tarde desta terça-feira (13), após a sanção.