Atendimento

Confira o que funciona no Recife no feriado do Dia do Servidor

Com a reabertura gradual das atividades socioeconômicas, em função da redução dos números da pandemia de covid-19 no Recife, alguns serviços voltaram a funcionar para a população de forma parcial e segura, como as unidades do Compaz que não funcionarão no feriado, mas voltam normalmente na quinta-feira (29).

Já o Museu da Cidade estará aberto das 10h às 16h, adotando vários cuidados necessários para prevenção da disseminação do coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento, além dos parques da cidade, que funcionam normalmente e são uma opção de lazer neste feriado.

Confira o funcionamento dos serviços essenciais do município neste feriado:

CULTURA

Neste feriado do servidor público, o Museu da Cidade estará aberto das 10h às 16h, adotando vários cuidados necessários para prevenção da disseminação do coronavírus, como o uso obrigatório de máscaras e o respeito ao distanciamento.

A programação em cartaz é a exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte a Patrimônio Cultural mundial da Humanidade pela Unesco.

A mostra reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. O Museu da Cidade fica no Bairro de São José. Tem entrada gratuita.

De portas fechadas no feriado, o MAMAM e o Paço do Frevo estarão à espera dos visitantes na internet.

Os dois museus geridos pela Prefeitura do Recife, além de diversos equipamentos do mundo inteiro, têm seus acervos disponibilizados no Google Arts and Culture, galeria de arte online mantida pelo Google, que oferece tours a acervos de milhares de equipamentos de arte de vários países. Para passear sem sair de casa, basta acessar: https://artsandculture.google.com

Leia também: 

>>>Prefeitura do Cabo transfere feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (30)

Turismo e lazer

Os parques da cidade funcionam normalmente e são uma opção de lazer para quem quiser aproveitar o Dia do Servidor Municipal ao ar livre.

Jardim Botânico 

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não funcionarão nesta quarta-feira (28), devido ao Dia do Servidor Público.

Os espaços ambientais retomam suas atividades a partir da quinta-feira (29), sendo o JBR das 9h às 15h, e o Econúcleo Jaqueira das 8h às 12h com a ação da Semana Municipal Lixo Zero, recolhendo lixo eletrônico.

Esportes

As Academias Recife geridas pela PCR abrem normalmente nesta quarta-feira. Já as atividades físicas realizadas no Geraldão e nos Compaz não acontecerão, retornando na quinta-feira.

Trânsito 

Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta quarta-feira (28).

Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078.

A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (29) a partir das 9h até às 12h.

Saúde

Nesta quarta-feira (28), feriado do dia do servidor público, a maior parte das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas e reabrem na quinta-feira (29).

Apenas cinco Upinhas vão funcionar neste feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira).

O Hospital da Mulher do Recife (Curado) terá funcionamento normal durante este feriado. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, estarão abertas também as Maternidades Barros Lima, Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques.

Para a vacinação antirrábica ou antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no feriado, das 7h às 12h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta (29).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Assistência Social e Direitos Humanos

Nesta quarta-feira (28), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP).

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, permanece com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão. Na quinta-feira (29), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

Mercados e feiras

A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na segunda-feira (2), das 6h às 13h. No sábado (31) e no domingo (1°), o funcionamento é normal: das 6h às 18h e das 6h às 13h, respectivamente.

Hospital veterinário 

O Hospital Veterinário do Recife – HVR funciona normalmente nesta quarta-feira (28), Dia do Servidor Público. O HVR fica situado à Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade e funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta.

Segurança

Devido ao feriado do Servidor Público, os Compaz Eduardo Campos, Ariano Suassuna, Miguel Arraes e as Bibliotecas Municipais de Afogados e Casa Amarela estarão fechados nesta quarta-feira (28). Os equipamentos voltam abrir na sexta (29). Final de semana permanecem fechados.

Procon Recife

O Procon Recife informa que não haverá atendimento presencial nesta quarta-feira (28), por ocasião do Dia do Servidor Público. Já as audiências online agendadas irão ocorrer normalmente.

As atividades presenciais voltam na quinta-feira (29), de acordo com agendamento realizado através do site procon.recife.pe.gov.br. Reclamações podem ainda ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do órgão.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife