Aprovado

Câmara do Recife aprova PL que retira dupla função para motoristas de ônibus

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou, na manhã desta terça-feira (27), o projeto que proíbe a dupla função para motoristas de ônibus. A provação se deu em duas votações.

Com 32 votos a 1, a proposta foi aprovada na primeira discussão. O voto contrário foi do vereador André Regis (PSDB). A votação havia sido adiada por mais de uma vez. O último adiamento ocorreu há oito dias.

O autor da proposta, o vereador Ivan Moraes (PSOL), comemorou a aprovação que deve ir à comissão de redação, em seguida, encaminhada para o prefeito Geraldo Julio (PSB), que deverá sancionar ou vetar a PL.

“APROVADO! Nosso PL 05/19, que proíbe a dupla função motorista/cobrador(a), aprovado por aclamação na segunda discussão! Na próxima sessão, aprovaremos o parecer da comissão de redação e o prefeito terá até 15 dias úteis para sancionar”, escreveu Ivan na rede social.

Os motoristas têm assumido a função de cobrador, além de dirigir, desde o começo da pandemia. A demissão de cobradores e consequentemente, a dupla função de motoristas, foram motivos de protestos feitos pelos rodoviários para fazer pressão pela aprovação do PL 05/19.

A Justiça chegou a proibir que os motoristas realizassem novas manifestações, sob pena de multa R$ 30 mil em caso de descumprimento.