Promessa

Mendonça responsabiliza PSB pelo aumento da violência e promete Guarda municipal armada

Candidato a prefeito pelo DEM também falou sobre o projeto de construção da Academia da Guarda Municipal

Mendonça Filho, candidato a prefeito do Recife pelo DEM, reuniu-se, na tarde desta segunda-feira (26), na sede do Sindicato dos Guardas Civis Municipais (Sindguarda-PE), na Boa Vista, para ouvir a categoria e debater sobre segurança pública para a cidade.

O ex-ministro da educação responzabilizou as gestões do PSB pelo aumento da violência no Recife e reiterou que, em sua gestão, a segurança pública será prioridade.

“O Recife é uma cidade insegura. Todo pai, toda mãe, fica com medo quando seus filhos saem de casa sem saber se voltam, pois somos a 7ª capital do país com maior taxa de homicídios, e isso é resultado do descaso das gestões do PSB no combate à violência. Quem mais sofre são os mais pobres. As drogas, o crime e o tráfico estão tomando conta dos bairros. O prefeito tem que ter liderança, compromisso e coragem para fazer a sua parte. E nós, eu e Priscila, vamos cumprir nosso dever de proteger a população e a cidade”, afirmou.

No encontro, Mendonça assinou uma carta de compromissos de fortalecimento e valorização da categoria dos guardas municipais e ressaltou que, para melhorar a segurança no Recife, a Guarda Municipal da capital será capacitada e andará armada.

“O Recife é uma das duas únicas capitais do Brasil que ainda não faz isso, por decisão do prefeito Geraldo Júlio. Uma guarda armada e bem treinada é um dos pontos importantes para, não apenas proteger o patrimônio público do município, mas também oferecer segurança às famílias recifenses”, afirmou.

Mendonça, Mendonça responsabiliza PSB pelo aumento da violência e promete Guarda municipal armada
O candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho/ Foto: Guga Matos

Ver mais:

>> Mendonça Filho e Priscila lideram passeio ciclístico pelas ruas do Recife

>> FBC: “De longe, Mendonça é o mais preparado para governar Recife”

>> Mendonça e Priscila realizam o “Pedala25” no Caiara, neste domingo (25)

Sobre a formação dos guardas municipais, o democrata se comprometeu, também, em criar a Academia da Guarda Civil, que será responsável por formar, capacitar e treinar os servidores públicos, nos moldes das academias de formação das polícias Militar e Civil.

“A corporação será valorizada em nossa gestão, minha e de minha vice, Priscila Krause, com uma formação robusta, tanto técnica quanto psicológica, para servir à proteção do patrimônio público e da população. Não serão deslocados para apenas multar o cidadão, como acontece hoje na gestão do PSB”, explicou.

Mendonça Filho apontou que, ao contrário do que diz o candidato do prefeito Geraldo Júlio, João Campos, há sim estudos que comprovam que armar as guardas municipais provoca queda nos índices de violência, como aponta uma pesquisa apresentada no fim de 2018, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Desde que cidades passaram a armar suas guardas municipais, a partir de 2003, quando entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento, as taxas de homicídio e agressões caíram consideravelmente, em comparação aos municípios similares que não adotaram tal medida.

O democrata garantiu, também que a prefeitura fará parcerias com a iniciativa privada para implantar um sistema integrado de monitoramento por câmeras, inclusive usando as câmeras que hoje estão a serviço indústria da multa.

“A prioridade será proteger o cidadão, e não, encher o cofre da prefeitura. Vamos encarar de frente o flagelo das drogas, apoiando os jovens e suas famílias, com o programa Conte Comigo. Dá pra fazer. E eu sei como se faz”, pontuou.

O programa de governo de Mendonça Filho, da coligação Recife Acima de Tudo (DEM, PSDB, PTB e PL), prevê, também, outras medidas que tendem a causar impactos na melhora da segurança pública da capital, a partir de 2021. Entre elas, investimento forte na iluminação pública.

“Uma cidade mal iluminada é um chamariz de bandidos”, apontou o Mendonça.

Ele reforçou que haverá atenção especial com a juventude, sobretudo a das comunidades mais carentes da cidade, a mais vulnerável ao grave problema social das drogas.

“Vamos apostar em ocupar os jovens, com lazer, esporte, educação e formação profissional. Não podemos abandoná-los, pois viram presas fáceis de traficantes”, defendeu o democrata.

Recuperação de áreas públicas, como praças e locais de esportes, por exemplo, e investimento em monitoramento eletrônico, por câmeras, também estão previstos no plano de governo.

Da redação do Portal com informações da Assessoria de Mendonça Filho

Deixe seu comentário

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com